OS DEZ MANDAMENTOS DO E-MAIL

O e-mail é sem dúvida um dos grandes benefícios da Internet, com ele a comunicação e a interatividade se tornou algo tão vital que é impossível sobreviver no mundocorporativo sem esta ferramenta.

Mas ao mesmo tempo em que o e-mail é uma dádiva é também um martírio e pode se tornar um grande problema para administração do tempo. Estudos indicam que as pessoasperdem diariamente, pelo menos uma hora cuidando de seus e-mails e que cada e-mail respondido acarreta em três outras novas mensagens.

O e-mail é considerado o melhor meio de comunicação entre aspessoas em todas as situações. Havendo necessitada de ser algo documentado é o melhor meio.
Se o destinatário estiver ausente no momento e não houver necessidade imediata da resposta.
Observação: oassunto sendo delicado deve-se tomar cuidado com uma má interpretação.


3 - O CUIDADO COM AS SAUDAÇÕES
Sem ser informal demais, são cordiais um “olá” e um “bom dia”.
Errado – Att.
Certo – Atte. –abreviatura de atenciosamente.

4 - ATENÇÃO AOS ASSUNTOS
No campo do assunto deve estar refletido o conteúdo da mensagem, fazendo-se assim chama-se a atenção da pessoa pela caixa de entrada. Destaforma determina-se o grau de urgência de cada um ao olhar para os assuntos.
Dica: use palavras chave para determinar o assunto.

5 - A FALTA DE OBJETIVIDADE
Cuidado com seus e-mails para não gerardissentimentos por serem confusos.
Sem rodeios, o e-mail deve ser direto para uma melhor interpretação. Para isso é necessário que o texto tenha uma estrutura.

6 - O CALIBRE DA FORMALIDADE
Asregras do ambiente de trabalho devem ser compreendidas.
A linguagem dos e-mails deve transitar nos dois mundos (os mais velhos e os mais jovens) sem exageros na comunicação impessoal, porém obedecendoa norma culta.
Dica: não exagere na formalidade para não ser interpretada com rispidez.

7 - A AVERSÃO A MAIÚSCULAS
Maiúscula = gritar com alguém.
Deve ser evitado principalmente em mensagens... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2014, 03). Os Dez Mandamentos do email. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2014, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Dez-Mandamentos-Do-Email/49118286.html

MLA

"Os Dez Mandamentos do email" TrabalhosFeitos.com. 03 2014. 2014. 03 2014 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Dez-Mandamentos-Do-Email/49118286.html>.

MLA 7

"Os Dez Mandamentos do email." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2014. Web. 03 2014. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Dez-Mandamentos-Do-Email/49118286.html>.

CHICAGO

"Os Dez Mandamentos do email." TrabalhosFeitos.com. 03, 2014. Acessado 03, 2014. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Dez-Mandamentos-Do-Email/49118286.html.