Os dez mandamentos do desenho de observação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENHO A
-------------------------------------------------
2011-20121º PERIODO

OS DEZ MANDAMENTOS DO DESENHO DE OBSERVAÇÃO
1- Enquadramento no papel
O tamanho do desenho em relação ao papel deve ser apropriado. Escolha o formato “paisagemou retrato” que melhor se ajuste ao modelo a ser desenhado (vertical ou horizontal) A centralização do desenho no papel também é muito importante.

2- Linha do Horizonte
Todo desenho deve ter umalinha do horizonte pensada ou aparente. A linha do horizonte define o ponto de vista do observador (altura dos olhos). Em desenho de perspetiva, a LH é fundamental.

3- Pontos de Fuga
O desenho emperspetiva pode ter 1 ponto, 2 pontos, 3 pontos (sendo um vertical) ou múltiplos pontos. Estes pontos devem estar localizados na linha do horizonte, na grande maioria das vezes.
O principio básico:Linhas paralelas no mundo real devem concorrer para o mesmo ponto de fuga no seu desenho.

4- Luz e Sombra
O nosso olho percebe fundamentalmente a luz (e por consequência as sombras que a luzprojeta). A luz e sombra (ou claro-escuro) é fundamental para a beleza e volumetria desejada no desenho.

5- Textura
O mundo real é feito de texturas. O desenho a lápis exige um tratamento gráfico desuperfície e planos A textura deve ser trabalhada para tornar o desenho mais elegante.

6- Verticalidade
As linhas verticais do mundo real devem ser verticais no seu desenho. Use a margem verticaldo papel como referência. (com exceção dos desenhos com ponto de fuga vertical)

7- Proporção

Aspeto essencial no desenho, saber observar as proporções daquilo que se desenha. Um cubo, porexemplo tem a proporção de 1:1:1, ou seja, ao desenhar o cubo, ele deveria parecer ter as faces iguais (respeitando logicamente a ilusão da profundidade, que faz com que arestas mais afastadas parecerem...
tracking img