Os devaneios de um general

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Cronica é uma narrativa escrita por Erico Verissimo, que fez muito sucesso na época. Conta a História de um senhor, Antigo General que está em seus últimos dias de vida, que mora com sua neta, seubisneto e Petronilho seu servo.

Erico Lopes Verissimo nasceu em Cruz Alta no dia 17 de dezembro de 1905, filho de Sebastião Verissimo da Fonseca e Abegahy Lopes Veríssimo. Foi um dos escritoresbrasileiros mais populares no século XX, vindo a falecer em 28 de novembro de 1975 aos 69 anos.

Os Devaneios de um General conta a história de um Senhor que vivem em um quarto que é o único lugar ondeainda restam lembranças de uma época de muitas felicidades em sua vida, onde há medalhar relíquias, uniformes e lembranças de um tempo muito bom em sua vida. Com muito esforço, já com a idade pesandosob suas costas ele dirige-se do quarto até a varanda onde se senta em uma cadeira de frente para o sol. Vendo crianças brincando na rua, um homem negro passando sorrindo, diferente de sua época degeneral, onde os negros eram tratados como escravos, que não havia crianças na rua, pois tinham medo da guerra. Não havia carros, aviões, rádios, nenhum tipo de modernidade. Diferente de hoje em dia.E então começa os seus devaneios, lembrando-se da época em que ele era o mais temido de toda a cidade, que todos morriam de medo dele, pois ele não tinha pena de ninguém...
Então um avião passa porcima de sua casa, e ele fica estupefato ao ver aquilo, pois antigamente não havia aviões e ele nem sabia para que aquilo servia . E então ele ficava se perguntando, para que aquilo servia “para matargente? Para acordar quem dorme. Pra gastar dinheiro. Para guerra. Guerra covarde as de hoje em dia!”. Antigamente não usavam tanques de guerra e nem armaduras e muito menos aviões de bombardeiro, elesbrigavam frente a frente como homens de verdade. E mais uma vez ele mergulha em seus devaneios, contando histórias que realmente enchiam seus olhos de alegria ao lembrar.
Após minutos, ele...
tracking img