os desastres de shofia

341 palavras 2 páginas
Disciplina: Leitura e Expressão Escrita
Tutor: Sheila Mara de Melo Rodrigues RA:
Aluno:
Turma: DGLP1201VIL1Q
Ciclo: 2º/7ª Semana

OS DESASTRES DE SOFIA

01) O texto Os desastres de Sofia se configura melhor como um texto narrativo, descritivo ou dissertativo? Justifique sua resposta.

R: É predominantemente um texto narrativo. Uma vez que uma das características de um texto narrativo é fato de que a historia é contada pelo próprio autor (narrador) e neste caso Clarice narra um episodio ocorrido em sua infância. No referido texto encontramos personagens, tempo, lugar, ação e narrador, características próprias de um texto narrativo. Mas vale ressaltar que o texto tem trechos descritivos, mas autora/personagem narra muito mais do que descreve os acontecimentos.

02) O texto possui trechos descritivos? Em caso de resposta positiva, transcreva um dos trechos que você considera descritivo. Justifique por que o considera descritivo.

R: Sim. No trecho “O professor era gordo, grande e silencioso, de ombros contraídos. Em vez de nó na garganta, tinha ombros contraídos. Usava paletó curto demais, óculos sem aro, um fio de ouro encimando o nariz....” . Pois neste trecho ela para com a narrativa para descrever características próprias do professor, dando detalhes do mesmo, ou seja, ela descreve o professor como ela o vê.

03) A narradora do texto, a aluna, expressa a sua opinião? Em caso de resposta positiva, transcreva um dos trechos.

R: Sim. No trecho “ ...Ele não mandava, senão estaria me obedecendo. Mas eu o exasperava tanto que se tornara doloroso para mim ser o objeto de ódio daquele homem que de certo modo eu amava.”

04) Um texto pode possuir traços descritivos, narrativos e dissertativos. Que nome é dado a esse aspecto, quando presente em um mesmo texto?

R: Tipologia textual.

05) Explique o que é a heterogeneidade tipológica.

Relacionados