Os desafios para os líderes advindo da entrada no mercado de trabalho das gerações y e z

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IBMEC DF - Brasília
MBA Executivo – EXE 1011
Liderança e Gestão de Equipes
Professor Ricardo de Faria Barros

OS DESAFIOS PARA OS LÍDERES ADVINDO DA ENTRADA NO MERCADO DE TRABALHO DAS GERAÇÕES Y E Z

Carlos Augusto Mendes Sarquis
Matrícula: 260000802



Brasília / DF, maio de 2011

SUMÁRIO

RESUMO 3
INTRODUÇÃO 3
O ATUAL AMBIENTE DE TRABALHO 4
OS LÍDERES E A GERAÇÃO Y 6OS LÍDERES E A GERAÇÃO Z 7
CONCLUSÃO 8
BIBLIOGRAFIA 9

RESUMO

Esse trabalho visa discutir o conceito moderno do líder e seu papel perante sua equipe e a corporação como um todo. Com a entrada gerações Y e Z, gerações essas muito dinâmicas e com foco em resultado de curto prazo, esse novo líder se depara com uma grande diversidade em sua equipe e por consequencia com grandes oportunidades edesafios que essa nova geração trará para o mercado de trabalho. Portanto a seguir desdobraremos a interação do líder e suas diversificadas equipes.

INTRODUÇÃO

A moderna concepção do líder é muito mais do que a visão de um superior hierárquico. O lider é aquele que possui sabedoria, conhecimentos e técnicas para desenvolver pessoas, criando à sua volta um ambiente no qual a comunicação, acoesão, a criatividade e o trabalho em equipe estão sempre presentes. Existe uma grande diferença entre um chefe e um líder. Um chefe executa suas funções e cumpre as metas traçadas. Um líder faz isso tudo e ainda desenvolve as pessoas que estão ao seu lado nesse processo.

Se um grupo não produz com eficácia e fica aquém dos resultados esperados, pode ter certeza de que falta qualidade naliderança.

(...) se os gerente forem bem-sucedidos e eficazes ao mesmo tempo, sua influência tenderá a levar a uma produtividade e desenvolvimento organizacional duradouro. (Psicologia para Administradores-Hersey/Blanchard).

Liderar é persuadir e criar o comprometimento dos seus liderados através de seu próprio exemplo. É motivá-los a desempenhar suas atividades corretamente, comprometendo-se comos resultados. Não só por meio de disciplina e responsabilidade como também pelo entusiasmo.

Segundo Idalberto Chiavenato (1999):

"a motivação é o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos organizacionais, condicionados pela capacidade de satisfazer objetivos individuais. A motivação depende da direção (objetivos), força e intensidade do comportamento(esforço) e duração e persistência.”

O líder é um modelo sob todos os aspectos, seja social, espiritual ou profissional e seus atributos mais valiosos são integridade, inteligência, criatividade, coragem de expressar suas idéias, desde que não agrida pessoas, coesão, saber como aprender com as experiências e busca constante pela melhoria na comunicação interpessoal.

Com isso o líder gera juntoao seu grupo de trabalho, um ambiente progressivo gerando resultados superiores, pois sabe criar em torno de si um clima aberto e seguro para que as pessoas troquem idéias e experiências. Com essa atitude, ele desperta maior senso de participação e valores comuns, fazendo com que cada um sinta que seu envolvimento é extremamente importante, que sua contribuição é respeitada e levada em conta,sendo este o maior estímulo que um profissional pode receber em qualquer nível para desempenhar suas atividades de maneira satisfatória.

Hoje em dia as aquisições de mercadorias, produtos e tecnologias estão acessíveis a todas as empresas e o que vai assegurar a vantagem competitiva nos próximos anos é a qualidade das pessoas que compõem a organização. E portanto, com a chegada das gerações Y e Zno mercado de trabalho os atuais líder se deparam com novas oportunidades e desafios que essas gerações dinâmicas e pró-ativas trazem consigo.

O ATUAL AMBIENTE DE TRABALHO

Vivemos um momento histórico único, onde as cinco gerações (Veteranos, Baby-Boomer, X, Y e Z) convivem juntas, no mesmo ambiente de trabalho, umas chefiando outras e vice-versa, com culturas, aspirações e modelos mentais...
tracking img