Os desafios da sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OS DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade é a habilidade, no sendido de capacidade, de sustentar ou suportat uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém.

É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Em anos recentes, o conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursosnaturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um "longo O prazo" de termo indefinido, em princípio.

O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (United Nations Conference onthe Human Environment - UNCHE), realizada em Estocolmo de 5 a 16 de junho de 1972, a primeira conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e a primeira grande reunião internacional para discutir as atividades humanas em relação ao meio ambiente.

A Conferência de Estocolmo lançou as bases das ações ambientais em nível internacional, [1] chamando a atenção internacional especialmentepara questões relacionadas com a degradação ambiental e a poluição que não se limita às fronteiras políticas, mas afeta países, regiões e povos, localizados muito além do seu ponto de origem. A Declaração de Estocolmo, que se traduziu em um Plano de Ação,[2] define princípios de preservação e melhoria do ambiente natural, destacando a necessidade de apoio financeiro e assistência técnica acomunidades e países mais pobres. Embora a expressão "desenvolvimento sustentável" ainda não fosse usada, a declaração, no seu item 6, já abordava a necessidade imperativa de "defender e melhorar o ambiente humano para as atuais e futuras gerações" - um objetivo a ser alcançado juntamente com a paz e o desenvolvimento econômico e social.

PLANEJAMENTO AMBIENTAL

O planejamento ambiental tem afunção de nortear estrategicamente com segurança e responsabilidade, no cumprimento de seus objetivos. Em seu corpo, fornece diretriz e ações específicas para a abordagem das oportunidades de negócios, incluindo seu desenvolvimento e gestão, dentro de um espaço geográfico.

Dentre outras funções, um plano orienta a aplicação dos recursos humanos, materiais e financeiros, define objetivosespecíficos de manejo, especificando competências e orientando a sua gestão. As diferenças e semelhanças presentes numa área a ser planejada, estruturais ou de dinâmica são, geralmente, apresentadas na forma de um zoneamento.

Suas zonas, por sua vez, devem indicar a diferenciação e intensidade de usos possíveis. O planejamento também visa a compatibilizar as necessidades operacionais eestratégicas das empresas e seus acionistas com os interesses sociais e a conservação ambiental, subsidiando um processo efetivo de educação e comunicação institucional.
O relatório recente da ONU sobre o tema mostra que boa parte da população mundial não têm água segura, ou seja, aquela água fundamental para lavar os alimentos, tomar banho e ser ingerida, por exemplo. Há um déficit mundial muitogrande no que diz respeito ao saneamento básico. Infelizmente, a sociedade de forma geral deixa de priorizar pontos como o manejo adequado de resíduos sólidos e o das águas pluviais. Já em relação aos governos, é necessário que os recursos públicos sejam usados para atender a população. Alguns países dificilmente conseguirão a Meta do Milênio nesse sentido (até o ano de 2015).
Mas existembons exemplos aqui no Brasil também. Um livro que trata bem do assunto chama-se "Experiências de Êxito em Serviços Públicos Municipais de Saneamento", uma publicação da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae). Lá estão exemplos como o de Santo André (SP), primeiro município a ter uma autarquia exclusiva voltada para o saneamento básico. Também destaco Porto Alegre,...
tracking img