Os demônios da física nuclear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Demônios da Física Nuclear
Trabalho de Física

Identificação

*

Sumário

Conteúdo
PRINCIPÍO DA BOMBA ATÔMICA. 6
Pessoas envolvidas em seu desenvolvimento e suas razões. 9
Os Rumos das pesquisas nucleares durante e depois a 2 guerra mundial. 11

Introdução

Este Trabalho contém Informações sobre “Os Demônios da Física Nuclear”, ou seja, Os princípios da Bomba Atômica,suas ações e reações e os rumos da pesquisa.
A Bomba Atômica é uma arma explosiva cuja energia deriva de uma reação nuclear, também denominada Bomba Nuclear. Entretanto, é considerada “Demônio da Física Nuclear”, devido seu grau de potenciação, podendo causar grandes estragos como a destruição de grandes cidades.
As bombas nucleares utilizam-se das forças, fortes e fracas, que mantêm o núcleo doátomo unido, em especial os átomos com núcleos instáveis .Há dois modos básicos de a energia nuclear ser liberada a partir de um átomo:
* Fissão nuclear: o núcleo de um átomo pode se fissionar em dois fragmentos menores contendo nêutrons. Este método geralmente envolve isótopos de urânio (urânio-235, urânio-233) ou plutônio-239;
* Fusão nuclear: a partir de dois átomos menores, normalmentehidrogênio ou isótopos de hidrogênio (deutério, trítio), é possível formar um átomo maior (hélio ou isótopos de hélio); de maneira análoga, o sol produz energia.

Objetivos

Este Trabalho Tem o Objetivo de transmitir informações sobre o tema abordado “Demônios da Física Nuclear”.
PRINCIPÍO DA BOMBA ATÔMICA.
A bomba atômica funciona pela divisão de um núcleo atômico pesado em dois “pedaços”,devido à emissão de três nêutrons por parte desse núcleo. Trata-se, portanto, de uma fissão nuclear.
O núcleo em questão ou é de Urânio 235 (92U235) ou de Plutônio 239 (94Pu239), capaz de absorver um nêutron e se desestabilizar. Nas bombas atômicas, ocorrem sucessivas absorções de nêutrons até o Urânio ou Plutônio ficarem esgotados (não emitirem radiações).
O processo de produção das bombasatômicas libera uma grande quantidade de energia. Com dez quilos de Urânio ou Plutônio se obtém energia equivalente a cerca de 50.000 a 100.000 quilogramas de dinamites. Porem, o Urânio deve ser antes enriquecido.
As explosões nucleares têm forma de cogumelo. Isso ocorre porque, quando uma bomba atômica explode, surgem várias outras formas de energias: luz, calor, raios gama, partículas alfa, beta,etc. Com a explosão, a temperatura é rapidamente elevada, o que impede a dissipação do calor da explosão. À medida que o tempo vai passando, o calor tenta “subir”, procurando regiões mais frias para se expandir, como acontece numa chaminé.
Depois de certo tempo, a pressão provocada pela explosão diminui e permite que o ar frio, em volta da região onde houve a explosão, seja “invadido” pelo excessode calor da explosão.
Ao sair dessa espécie de chaminé, o calor e a radiação se expandem, e isso também ocorre com os gases extremamente quentes produzidos pela explosão, mas com o formato parecido ao de um “guarda-chuva”. Assim, tem-se o cogumelo atômico, que também contem toneladas de detritos (poeira, por exemplo) da superfície do local em que houve a explosão.
Outro processo que ocorre logoapós o lançamento de uma bomba atômica é a chuva negra, nome dado à chuva que traz de volta para a terra a poeira e a cinza que permanecem em suspensão no ar, após a explosão de uma bomba atômica. Depois de caírem os detritos mais pesados, uma poeira fina e muito venenosa fica suspensa por períodos que podem durar horas ou mesmo anos.
Os seres vivos, incluindo os humanos, ficam sujeitos aosefeitos dessa radiação venenosa contida na chuva negra. Dentre esses efeitos, podemos citar queimaduras graves, todos os tipos de câncer e mutações genéticas nas pessoas expostas a bomba ou até mesmo em gerações futuras, crianças que nascem sem uma parte do corpo, por exemplo.
Infelizmente, todos esses fenômenos já foram vivenciados pela humanidade quando foi lançada a bomba atômica sobre a cidade...
tracking img