OS DABAWALLAHS DE MUMBAI

2499 palavras 10 páginas
A SURPREENDENTE HISTÓRIA DOS DABBAWALAHS DE MUMBAI
AMBIENTE DA CIDADE DE MUMBAI
Mumbai como cidade é única no mundo em vários aspectos. É frequentemente referida como a capital financeira da Índia. Mumbai contribui com 40% de toda a arrecadação de imposto de renda, 60% dos impostos alfandegários e 20% da receita com impostos sobre produtos manufaturados ( excise duty ) da nação, o que é um claro indicador de sua importância econômica para a Índia.
Historicamente, sete ilhas de Mumbai foram ligadas, resultando em uma extensão de cerca de 436 quilômetros quadrados de área. A cidade é localizada na costa ocidental da Índia, que é banhada pelo mar da Arábia.
Geograficamente ela é marcada por uma extensão longa em uma dimensão
( ver figura ). Mais de 15 milhões de pessoas de diferentes etnias vivem em
Mumbai. Por um período de tempo a cidade se expandiu consideravelmente e isto criou uma pressão significativa sobre as facilidades civis e infraestrutura urbana. A população trabalhadora geralmente se desloca uma longa distância de seus lares para os locais de trabalho e em média consomem mais de uma hora no deslocamento. A população quase toda depende de transporte público para se deslocar, que é sofrível principalmente devido a congestionamentos de tráfego, falta de locais para estacionamento e condições das ruas e estradas não muito boas. Entretanto, a ferrovia local é a artéria principal de deslocamento para a cidade. As ferrovias oeste e central são os principais operadores e transportam mais de seis milhões de passageiros desta cidade metropolitana por dia.
DABBAWALAHS DE MUMBAI
Quem são estes Dabbawalahs ? As palavras dabbawalah ou tifinwalah significam pessoa que carrega embalagens de refeição. Os Dabbawalahs de
Mumbai apresentaram para o mundo de negócios uma das mais surpreendentes redes de distribuição, que se conhece estar em operação desde a década de1890, tempo em que a Índia estava sob domínio britânico.
Mumbai sempre atraiu pessoas de diferentes partes da

Relacionados