Os corpos doceis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS CORPOS DÓCEIS
O corpo físico é a essência de um ser humano no que diz respeito ao exercício de trabalho, isto é, o corpo é uma máquina de movimento, é através dele que provém a força material para exercer algum tipo de atividade. Com isso vemos a figura de um “soldado”, figura esta que representa a força, a coragem, a disposição para lutar pela justiça e pelos seus semelhantes. No início doséculo XVIIo soldado tornou-se algo que se fabricava, ou seja, buscava-se um corpo eminentemente inapto, sem habilidades, sem coragem, sem força... e o instruía para um dia tornar-se um corpo apto, saudável, preparado para ser independente e guerrear. Neste momento ao falar da instrução de um corpo, não significa dizer de um simples doutrinamento qualquer, mas sim este se fará por um procedimentoorganizado; tal procedimento é o que se denomina “disciplina”, a tarefa de construção de corpos que vai desde um ensinamento básico até um mais avançado, a disciplina permite ainda que se possa haver um controle sobre os corpos em relação ao aproveitamento do máximo de tempo, evitando sua perda; determinação de cada espaço propício e a codificação dos movimentos. Cada corpo deve ser instruídorespeitando seus limites e concernentemente superando-os, porquanto cada um possui o seu devido tempo, espaço e modo de codificar os movimentos.
Após cada corpo ser alumiado nos mínimos detalhes, estarão prontos para serem livres e buscarem sua independência, no entanto tal liberdade está limitada ao poder do Estado, pois é este quem dita o tal e prescreve as formas de conduta; logo, os corpos sãofabricados pelo poder e se tornam objetos de investimento se submetendo ao mesmo, trabalhando em sua defesa, denominando-se assim “corpos dóceis”, porque são formados em consonância a uma multidisciplinaridade fundamentada.
1-A ARTE DAS DISTRIBUIÇÕES
Além do fato de um corpo ser bem arroteado nos mínimos detalhes para ganhar sua aptidão, não somente as atividades para este fim advêm serem realizadasem qualquer ponto, mas sim de forma distribuída, isto é, a disciplina se dá a partir de um bom aquinhoamento de tarefas entre os indivíduos e bem como em um espaço respectivo. A disciplina exige às vezes locais heterogêneos aos corpos e fechados em si mesmos, mas protegidos da monotonia.
Pode-se citar como exemplo da distribuição dos espaços: os quartéis e os colégios; os primeiros seriam ondese deveria fixar o exército para impedir a pilhagem e as violências, acalmar os habitantes que suportavam mal as tropas de passagem, evitar os conflitos com as autoridades civis, fazer cessar as deserções e por fim, controlar os impostos. Essas eram as atividades disciplinares estritamente fragmentadas aos quartéis daquela época. Os colégios apareciam como internatos, que eram os modelos senão osmais eficientes e frequentes sistemas de educação, onde seria ministrada a doutrina disciplinar básica.
A segunda forma de fracionamento é segundo o princípio da localização imediata ou quadriculamento. Cada indivíduo vive em seu lugar e em cada lugar, um indivíduo. Evitando assim distribuição por grupos, decompondo as implantações coletivas e analisando as pluralidades confusas.
Uma próximaforma é a das “localizações funcionais” onde pouco a pouco codificam um espaço nas instituições que a arquitetura deixava geralmente livre para vários usos, uma vez que lugares determinados não suprem somente a necessidade de vigiar, como também de afastar comunicações perigosas.
E uma última é que a modalidade dos espaços é intercambiável, porque cada um se define pelo ponto que ocupa na série epela distância que cada um se mantém do outro. No tocante a todos esses meios de distribuição, concatena-se que a arte de disciplinar é dispor os corpos em fila de modo a manter cada um em uma ordem estrita.
2- O CONTROLE DA ATIVIDADE
Outro elemento importante a tratar da disciplina do corpo é o “tempo”, isto é, este éum fator fundamental em relação a distribuição de tarefas na instrução dos...
tracking img