Os contos de fadas num contexto psicopedagógico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE

nome









OS CONTOS DE FADAS NUM CONTEXTO PSICOPEDAGÓGICO






Cidade- Estado
ano



nome






OS CONTOS DE FADAS NUM CONTEXTO PSICOPEDAGÓGICO



Monografia para o curso de Pós Graduação em Psicopedagogia sob orientação de .....



Faculdade
Cidade - Estado
Ano
RESUMO

O objeto principal da presente pesquisa é explicitar alguns dosmotivos pelos quais as crianças devem ter acesso aos contos de fadas. A constante preocupação com a evasão escolar e problemas de aprendizagem tem levado educadores a adotar projetos baseados neste universo amplo como os dos contos de fadas para inovar a alfabetização nas classes iniciais. O elevado número de crianças excluídas do processo de alfabetização e rendimento muito abaixo do esperado eprevisto pelas Secretarias de Educação tem preocupado professores e pais nos últimos anos. Através dos contos, as estratégias satisfatórias tem sido elaboradas tornando-os peças chaves tanto na alfabetização, como tem sido um aliado importante na formação moral das crianças e no despertar do interesse pela leitura no Ensino Fundamental. A pesquisa relacionará resumidamente os aspectos dosdiferentes modos de narração dos contos reescritos de Charles Perrault e dos Irmãos Grimm, como também os contos emocionantes de Hans Christian Andersen, considerado o primeiro escritor infantil. Demonstra que os diversos temas encontrados nos contos de fadas fazem parte da tradição de muitos povos e apresentam soluções para problemas universais. Este estudo nos permitiu inúmeras reflexões, mas o focoprincipal da pesquisa é analisar documentos, livros, citações que permitem entender a genuinidade dos contos de fadas na vida das crianças e oferecer aos educadores mais uma ferramenta valiosa para o processo de formação de caráter e aprendizado.


Palavras-chave: contos de fada, alfabetização e letramento, sucesso escolar.
















INTRODUÇÃO

O que os contos de fadasdespertam no imaginário das crianças que tanto as fascina, e porque eles são importantes para elas? Ou, em outras palavras: Afinal, por que as crianças os adoram, pedem para que os recontemos centenas de vezes, e assim fazem com que essas narrativas venham perdurando através dos séculos?
Por quê? Porque os contos de fadas estão envolvidos no maravilhoso, um universo que denota fantasia, partindosempre duma situação real, concreta, lidando com emoções que qualquer criança já viveu... Porque se passam num lugar que é apenas esboçado, fora dos limites do tempo e do espaço, mas onde qualquer um pode caminhar... (...) Porque todo esse processo é vivido através da fantasia, do imaginário, com intervenção de entidades fantásticas (bruxas, fadas, duendes, animais falantes, plantas sábias...).(ABRAMOVICH, 1995, p.120)
As histórias infantis e os contos populares existem desde que o ser humano adquiriu a fala. Há notícias de histórias antigas na África, na Índia, na China, no Japão e no Oriente Médio, com a coleção de contos árabes As Mil e Uma Noites. A literatura surgiu na oralidade muito antes da escrita, a e literatura infantil foi utilizada também para atender a uma demanda decontrole da sociedade, de manipulação das massas passando uma ideologia dominadora.
Algumas histórias tratam de temas que fazem parte da tradição de muitos povos e apresentam soluções para problemas universais.
Os pequenos se identificam com os heróis e experimentam diversas emoções. Que criança não fica com medo ao imaginar o Lobo Mau devorando a Vovozinha? Ou odeia a bruxa quando ela prendeRapunzel na torre?
Em outras palavras, não são os personagens simplificados das histórias de hoje que despertam profundas identificações entre eles e as crianças. Os personagens dos contos de fadas têm determinadas características que provocam esses sentimentos.
Em primeiro lugar, os personagens de contos de fadas não têm nome próprio, mas sim nomes que são ligados às suas características físicas e...
tracking img