Os continentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
PROFESSORA: GELVANETE S. DE LIMA

ALUNO:................................................................. TURMA...

OS CONTINENTES...
Para alguns cientistas, o planeta Terra é composto de quatro grandes blocos continentais: o maior deles é o continente Tríplice, formado por África, Europa e Ásia (pois considera-se que formam uma únicamassa de terras) , a América, a Oceania e a Antártida. Esse é o resultado da fragmentação da Pangéia, promovida pelo movimento das placas tectônicas há milhões de anos. Essa divisão física das porções de terras emersas leva em consideração apenas a estrutura das massas de terra, portanto, não considera as diferentes culturas, as línguas e os costumes encontrados em cada parte dos continentes.Agora, quando consideramos os critérios políticos, econômicos históricos e culturais, estamos utilizando a divisão política, isto é, a divisão das terras emersas, criadas pelos seres humanos. Pelo critério político, a Terra está dividida em seis continentes: América, Europa, África, Ásia, Oceania e Antártida.
Resumindo: os blocos continentais resultam da divisão física das terras emersas,imposta ou determinada pela natureza. Já os continentes são frutos da divisão política criada pelos seres humanos. Para a organização dos nossos estudos e, também, por ser mais comum a utilização dos continentes, trabalharemos com a divisão política.
Analisando a distribuição das terras emersas por continente, a Ásia possui 29,13% ocupando o primeiro lugar, enquanto a América possui28,70%, a África 20,26%, a Antártida 8,90%, a Europa 7,11%, e a Oceania 5,90%.
AMÉRICA
A América é o continente mais extenso no sentido norte-sul, com aproximadamente 17.000 quilômetros, desde o extremo norte do Canadá e da Groenlândia até o extremo sul do Chile e da Argentina. É também o segundo maior continente do planeta em área territorial. Os países do continente americano sãomarcados por grandes diferenças econômicas e sociais.
Os Estados Unidos e o Canadá apresentam grande industrialização e agricultura altamente mecanizada e produtiva. Ambos oferecem ótima qualidade de vida para grande parcela da população.
    Os demais países da América não são semelhantes no que se refere á economia e á qualidade de vida da população. O Brasil, o México, a Argentina e oChile possuem grande parque industrial e produção agropecuária diversificada. Mas há países, como o Haiti, o Equador, a Bolívia e a Guatemala, onde a agricultura e a extração de minérios são ainda as principais atividades econômicas e a pobreza é mais marcante.
Cabe ressaltar que os países da América, com exceção do Canadá e dos Estados Unidos, apresentam graves problemas sociais eeconômicos.
ÁFRICA
O continente africano é o que possui o maior número de países. Alguns deles, como a Etiópia, a Somália e Serra Leoa, detêm os maiores índices de miséria do mundo, com problemas de fome e doenças atingindo a maior parte da população.
Estima-se que milhões de africanos vivam com menos de 1 dólar por dia. Apesar disso, existem regiões prósperas na África, que é rica emrecursos naturais, como minério de ferro, diamante, ouro, petróleo e gás natural. A industrialização é restrita a poucos países, como a África do Sul e o Egito.
A África apresenta grande variedade de paisagens naturais, como: a Floresta do Congo, que se assemelha á Floresta Amazônica; as Savanas, onde há uma fauna mais exuberante do mundo; e o Saara, o maior deserto do planeta.
NasSavanas habitam grandes mamíferos, entre eles o leão, o elefante, o rinoceronte, a zebra e o hipopótamo. Muitos desses animais chegam perto da extinção, devido a caça descontrolada praticada por muitos anos. Hoje a caça não é mais permitida, sendo possível apenas filmar e fotografar os animais.
ANTÁRTIDA
A Antártida está localizada na região mais fria do mundo: o extremo sul do...
tracking img