Os conflitos do caucaso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1910 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Conflitos no Cáucaso são uma série de guerras civis, conflitos separatistas e/ou conflitos étnicos, e até mesmo conflitos entre nações, que ocorrem na região do Cáucaso desde o desaparecimento da URSS ao fim da Guerra Fria. Grande parte do traçado das fronteiras existentes na região do Cáucaso é arbitrária e artificial e foi em grande parte estabelecida entre 1922 e1936 pelo ditador soviéticoJosef Stalin, governadas com a mão de ferro pela URSS, essas repúblicas só teriam problemas étnicos e religiosos aflorados após a desintegração da antiga potência comunista, que permitiu a independência de três novos Estados e sendo que dois fazem parte da CEI (Comunidade de Estados Independentes): Armênia e Azerbaijão na porção sul do Cáucaso, na área denominada Transcaucásia. Enquanto que naporção norte do Cáucaso, denominada de Ciscaucasia encontram-se 8 repúblicas e regiões autônomas que permaneceram na Federação Russa. As três novas repúblicas são confrontadas em múltiplos conflitos: a Armênia e o Azerbaijão disputam o controle de Nagorno Karabakh, região do Azerbaijão, mas habitada majoritariamente por armênios, reclamada e ocupada pela Armênia em total desrespeito aos tratados porela assinados, enquanto que a Geórgia enfrenta o separatismo na Abkházia e na Ossétia do Sul. Além disso, no território da Federação Russa, um conflito as repúblicas da Chechênia, Daguestão e Inguchétia almejam a independência. Os conflitos são de interesse global, uma vez que a região é um ponto estrátegico devido aos oleodutos que atravessam o Cáucaso, ligando as reservas de petróleo e gás noAzerbaijão e Cazaquistão a Moscou e aos portos da Europa, que se tornaram assuntos estratégicos.
Nagorno Karabakh: A região de Nagorno Karabakh é foco de conflito entre Armênia e Azerbaijão por sua natureza peculiar.
Quase 80% da população dessa região é armênia e cristã.
História do conflito: Em 1921, a região é entregue à Armênia por um conselho regional do Cáucaso. Mas, logo após o acerto, asduas nações são incorporadas pela URSS e Nagorno-Karabakh é cedido ao Azerbaijão como uma república autônoma. Em 1988, aproveitando à abertura política soviética, a Armênia passa a reivindicar o território, o que inicia uma guerra entre as duas repúblicas, que intensifica-se com a saída do exército soviético de Nagorno-Karabakh, após o fim da URSS em 1991. O Azerbaijão bombardeia o enclave até1992, quando a Armênia conquista Nagorno-Karabakh, e uma extensa área ao redor, criando assim um "corredor" de ligação com a região (Corredor de Latchine). A continuidade dos combates provoca o colapso econômico dos dois países. Em maio de 1994, é assinado um cessar fogo.
O presidente armênio, Robert Kocharian, e o azeri, Heydar Əliyev, reúnem-se em março de 2001 na França e em maio nos EUA. Édiscutida a concessão ao enclave do status de república autônoma do Azerbaijão com Constituição e Exército próprio, e o direito a vetar leis azeris. A Armênia teria que sair da área contigua, ocupada durante a guerra. Nada é decidido, porém, porque Kocharian e Əliyev enfrentaram forte resistência interna em seus países.
Conflitos separatistas

Geórgia: Ocupada pelas Rússia em diferentes épocas desua história, a Geórgia não aceitou, a princípio, fazer parte da Comunidade de Estados Independentes, após o colapso da URSS, devido a uma guerra civil no país, além de conflitos separatistas em suas repúblicas da Ossétia do Sul e Abcásia. No entanto, em 1993, quando seus exércitos foram expulsos de ambas repúblicas por separatistas financiados pela Chechênia, o país aderiu à CEI e solicitou apoiomilitar russo.Posteriormente,após a Guerra da Ossétia de 2008,a Géorgia se retirou da Comunidade dos Estados Indepedentes.
Ossétia do Sul: Em 1990, a Ossétia do Sul declara a independência, primeiro passo para integrar-se à república russa da Ossétia do Norte. A Geórgia torna-se independente da União Soviética em 1991 e lança uma ofensiva militar contra os ossetas. Os choques terminam depois da...
tracking img