Os compositores mais influentes da história

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
Os compositores mais influentes da História

A história da Música ocidental é longa e marcada por protagonistas absolutamente indispensáveis para o tesouro cultural universal. Dentre uma variedadede estilos e épocas, destacam-se figuras que marcaram o seu tempo e influenciaram o curso da história da Música - em termos teóricos, estéticos e técnicos.
A escolha de um compositor como o maisinfluente em toda a história da Música ocidental seria controversa, mas há que não tenha dúvidas de que o alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750) seja o maior dentre todos (1). É certo, no entanto, queBach foi um dos mais prolíficos, tendo produzido um volume assombroso de obras completas e complexas ao longo de sua vida, dentre as quais se destacam as numerosas cantatas sacras.
Bach admiravaoutros compositores do período barroco, como o conhecido organista Dietrich Buxtehude, e também o ainda mais conhecido compositor Antonio Vivaldi. Vivaldi (1678-1741) exerceu tanta influência que Bachtranscreveu algumas de suas obras vocais e instrumentais, transpondo-as para outros instrumentos. Isso certamente influenciou no estilo de Bach, que apreciava estudar estilos estrangeiros efreqüentemente os aplicava em suas próprias obras.
Vivaldi foi ele mesmo um outro prolífico compositor do barroco, tendo escrito mais de 770 obras, dentre concertos, óperas e música sacra. Sua obra maisconhecida popularmente é, sem dúvida, a série de quatro concertos para violino e orquestra de cordas conhecida como “As quatro estações”. Este conjunto de concertos pode ser considerado o precursor dos poemassinfônicos, em que o compositor descreve musicalmente uma narrativa ou poema.
O barroco apresenta também outro influente compositor, o alemão Georg Friedrich Händel (1685-1759). Händel mudou-separa a Inglaterra em 1711, após obter expressivo sucesso com sua ópera Rinaldo, apresentada em Londres no mesmo ano. Seu catálogo de composições abrange aproximadamente 300 obras, dentre as quais...
tracking img