Os cinco i-nimigos do casamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os cinco i-nimigos do casamento
Rosana Lúcia Santos de Oliveira 1
Introdução
Os cinco i-nimigos do casamento nada tem a ver contra a letra i diretamente, diz respeito às situações conflitantes com que nos deparamos no dia a dia, nas conversas com casais ou um dos cônjuges, nas visitas e observações próprias da vivência interpessoal.
Numa madrugada em que eu pensava no que falar aos casaisformandos em um Curso do Casados para Sempre (MMI), Deus me falou que a Palavra seria Dele e que era algo muito simples, mas que seus filhos precisavam no dia a dia, conhecer e aprender na prática. Quando recebi os pontos para discorrer a palestra, achei muito infantil e questionei com Deus sobre isso: então recebi claramente a resposta: Eu sou Pai e sei do que meus filhos precisam. Calei-me eresolvi falar sobre o que Ele havia me recomendado.
Comece falando sobre Isaias.43.13b – operando eu, quem impedirá? Eu mesma dei a resposta, precipitadamente: _ ninguém! É aí que muitos se enganam, Deus pode ser impedido de operar pela própria pessoa ou pelos envolvidos na questão.
Fiquei pensando onde ficaria a atuação do diabo, não é ele nosso inimigo? Sim, mas não tem livre acesso a nós, nem
Oscinco i-nimigos do casamento
Rosana Lúcia Santos de Oliveira 2
aos nossos pensamentos, mas fica ao derredor bramando como leão buscando a quem possa tragar (I Pedro 5.8), quando encontra uma brecha, então faz sua obra, mas se nada acha fica sem ação. Lembrando para nossa consolação e conforto, para que saibamos que estamos bem protegidos; ao nosso redor está o Anjo do Senhor. (Salmos 34.7)
Logome veio outra pergunta à mente: então porque tantos casais estão em conflito, mesmo dizendo estar fazendo tudo para dar certo e professando uma fé cristã e muitos freqüentando uma igreja evangélica assiduamente?
Todos devem conhecer a lei da causa e efeito ou da ação e reação. Isto me fez meditar no texto a seguir:
Evangelho segundo escreveu Mateus 16.24- Se alguém quer vir após mim, a si mesmose negue, tome a sua cruz e siga-me.
A decisão de ir após Cristo é da pessoa, a negação aos desejos e pecados, a cruz a carregar com todas as decisões já feitas e por fazer é do dono das mesmas, as conseqüências e colheitas precisam ser enfrentadas. Seguir a Cristo é uma opção, apesar de ser da vontade de Deus que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. (I Timóteo 2.4)
Os cincoi-nimigos do casamento
Rosana Lúcia Santos de Oliveira 3
Desejar ser feliz é uma coisa boa, e isto é benção de Deus, garantida em Sua Palavra. (Salmos 128). Com uma ressalva: “ao homem que teme ao Senhor.”
Então vamos entrar na palestra propriamente dita sobre os cinco i-nimigos do casamento.
Da letra I, podemos tirar palavras que nos levam a lembranças muito boas: imaginação, interior,intra-uterina, mas outras palavras metem medo e requer cuidado: inflamável, insano, intocável, etc
Pensando bem, a letra I nos remete a sentimentos e expressões que não são muito bons, por exemplo, quando chega alguém não muito querido numa roda de amigos que conversam animadamente a letra que sai (iiiii, lá vem o fulano) se alguém que gostamos aparece de repente ou recebemos um presente soltamos umaaaaaaaah, ou se não for uma surpresa muito boa, olha ele ai (iiiii), se “naquela hora” sai tudo certinho, há possibilidade de se usar quase todas as letras (ah, ui, ai,) mas se alguém fala o “i”, alguma coisa não saiu como se esperava.
Bem, como a letra I é a vilã da palestra comecemos com a palavra:
Os cinco i-nimigos do casamento
Rosana Lúcia Santos de Oliveira 4
1- Imaturidade- saber ouvir,saber falar, saber perdoar e pedir perdão.
Imaturidade nada tem a ver com a idade, ou tempo de casamento. Temos aconselhado casais de muitos anos de matrimônio, que são imaturos, que não sabem ouvir; saber escutar é uma arte, que precisa ser colocada em prática principalmente para a mulher que tem necessidade de falar mais de 2.000 palavras por dia. (assustou???), o que não deixa de ser um talento...
tracking img