Os Cinco Reinos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (910 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto


Os Cinco Reinos












Os Cinco Reinos
Os seres vivos originaram-se de ancestrais comuns, e a adaptação a diferentes ambientes forjou suas características atuais. A análisede diferenças e semelhanças entre os seres vivos torna possível sua classificação. Atualmente há classificações de até oito reinos. As modernas classificações taxonômicas agrupam os reinos em trêsdomínios: Archae (que inclui um grupo de procariontes conhecidos por arqueobactérias), Bacteria (bactérias e cianobactérias) e Eucarya (todos os eucariontes).
O sistema de classificação proposto em 1969por Robert Whittaker, em cinco reinos, é o mais adotado ,didáticamente falando, ressalvando que os vírus são acelulares e não se incluem em nenhum deles.



Animalia
O reino Animalia inclui todosos animais. Para ser classificado como membro do Animalia, um organismo deve ter características comuns a todos os animais. Animais são organismos multicelulares, sem paredes celulares e cloroplastose possuem estruturas celulares complexas com organelas e núcleo. Todos os animais são heterótrofos e precisam alimentar-se de outra forma de vida, ou seja, não produzem energia sozinhos. A maior partede seus membros possui células especializadas em tecidos e muitos deles possuem meios de locomoção, como flagelos, cílios ou tecidos musculares. Biólogos calculam em 1.300.000 o número de espéciesanimais, sendo que dentro de uma mesma espécie há diferenças entre raças, macho e fêmea e adultos e larvas. Existem aproximadamente 32.000 protozoários; 3.000 espongiários; 9.000 celenterados (corais,medusas, etc); 7.000 vermes de corpo chato, 3.000 de corpo roliço; 4.800 equinodermos (ouriços do mar, estrelas do mar, etc); 40.000 moluscos (caramujos, ostras, etc); 6.000 anelídeos (minhocas,sanguessugas, etc); 25.000 crustáceos (camarões, escorpiões, etc); 8.000 artrópodes(lacraias, piolhos-de-cobra, etc), 660.000 insetos (baratas, formigas, gafanhotos, etc); 15.000 peixes, 1.900 anfíbios...
tracking img