Os cinco estágios do declínio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Compro muitos livros e, às vezes, sem muito critério. O resultado é que, no meio das pilhas de livros desconhecidos, acabo descobrindo verdadeiras pérolas. Aprendi que as melhores obras não são asmais vendidas. Pode até haver coincidência entre qualidade e quantidades vendidas; mas apenas coincidência. Embora eu não tenha preconceito em relação a estilos, nos últimos tempos ando reticente comesses gurus de administração, sobretudo os americanos, que têm escrito muita coisa de segunda categoria.

Um livro que me surpreendeu positivamente foi Como as Gigantes Caem, de Jim Collins. Somenteas primeiras 20 páginas já justificam a obra. Ao estudar por que grandes organizações, aparentemente sólidas, acabam ou decaem, Jim Collins elaborou uma lista com cinco estágios do declínio, que podeser aplicada à nossa vida profissional e ao mundo dos negócios. Lembrando que “a ruína iminente se insinua em silêncio”, certo executivo afirmou que “quando você está com tudo, é a nação mais poderosado mundo, a empresa de maior sucesso do seu setor, o melhor jogador do seu jogo, seu próprio poder e sucesso podem ocultar o fato de que você já está no caminho do declínio”. Então, como é possívelsaber?

Estágio 1: o excesso de confiança proveniente do sucesso. Pessoas e empresas de sucesso podem ser vítimas do que eu chamo a “transposição da linha divisória” entre autoconfiança earrogância. Eu quero que o meu médico seja autoconfiante, mas não quero que ele seja arrogante, a ponto de se achar infalível. A linha que separa uma coisa da outra é tênue, e o sucesso pode levar o indivíduo aver a si mesmo blindado contra o fracasso. A partir daí, erros começam a ser cometidos.

Estágio 2: a busca indisciplinada por mais. A arrogância do estágio 1 leva o profissional ou a empresa abuscar sempre mais (mais crescimento, mais poder, mais aplausos), de forma não planejada e indisciplinada. É quando a pressa confusa substitui o planejamento zeloso. Um alpinista que subiu várias...
tracking img