Os ciclos biogeoquimicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os ciclos biogeoquímicos

Na ecologia e na geociência, o ciclo bioquímico é um caminho pelo qual um elemento químico ou molécula se move através de ambos os compartimentos bióticos (biosfera) e abióticos (atmosfera, litosfera e hidrosfera) da Terra. O termo bioquímico nos diz que os fatores biológicos, geológicos e químicos estão todos envolvidos no processo. Por outro lado a circulação denutrientes químicos como o carbono, oxigênio, nitrogênio, fósforo, cálcio e água através do mundo físico e biológico são conhecidos como ciclo biogeoquímico. Com efeito, o elemento é reciclado, embora em alguns ciclos possa haver lugares (chamado reservatórios), onde o elemento é acumulado ou mantido por um período longo de tempo (tal como o carvão, que é reservatório de carbono).
Os sistemasecológicos (ecossistemas) têm muitos ciclos biogeoquímicos que funcionam como uma parte do sistema, por exemplo, o ciclo da água, o ciclo do carbono, o ciclo do nitrogênio, etc. Todos os elementos químicos que estão nos organismos fazem parte de ciclos biogeoquímicos. Além de ser uma parte de organismos vivos, também ocorre o ciclo desses elementos químicos através de fatores abióticos dos ecossistemastais como água (hidrosfera), terra (litosfera), e / ou o ar (atmosfera).
Os fatores de vida do planeta podem ser referidos coletivamente como a biosfera. Todos os nutrientes, tais como os de carbono, nitrogênio, oxigênio, fósforo e enxofre utilizado no ecossistema por organismos vivos são uma parte de um sistema fechado e, portanto, estes produtos químicos são reciclados em vez de serem perdidos ereabastecidos constantemente, como num sistema aberto.
O fluxo de energia num ecossistema é um sistema aberto, o sol constantemente dá energia ao planeta sob a forma de luz, enquanto que é eventualmente utilizada e perdida na forma de calor ao longo dos níveis tróficos de uma teia de alimentos. O carbono é usado para fazer hidratos de carbono, gorduras e proteínas, as principais fontes de energiado alimento. Estes compostos são oxidados para libertar dióxido de carbono, que pode ser capturado pelas plantas para fazer os compostos orgânicos. A reação química é alimentada pela energia da luz do sol.

Ciclo do carbono

O ciclo do carbono é o ciclo biogeoquímico pelo qual o carbono é trocado entre a biosfera, pedosfera, geosfera, hidrosfera e atmosfera da Terra. É um dos ciclos maisimportantes da Terra e permite carbono para ser reciclado e reutilizado em toda a biosfera e todos os seus organismos.
O ciclo do carbono foi inicialmente descoberto por Joseph Priestley e Lavoisier Antoine, e popularizado por Humphry Davy. A seguir, podem ser considerados os principais reservatórios de carbono:
* A atmosfera
* A biosfera terrestre, incluindo sistemas de água doce e materialorgânico não vivo, como o carbono do solo.
* Os oceanos, incluindo carbono inorgânico dissolvido.
* Os sedimentos, incluindo os combustíveis fósseis.
* Interior da Terra, o carbono do manto da Terra e a crosta são liberados para a atmosfera e a hidrosfera por vulcões e sistemas geotérmicos.
Os movimentos anuais de carbono, as trocas de carbono entre os reservatórios, ocorrem por causade diversas substâncias químicas, físicas, geológicas e processos biológicos. O oceano contém a maior piscina ativa de carbono perto da superfície da Terra, mas no oceano profundo não há uma troca rápida de carbono com a atmosfera exceto na ausência de uma influência externa, tal como as chaminés submarinas ou um vazamento de óleo de descontrolado em águas profundas.Chaminés submarinas
O balanço global do carbono é o equilíbrio das trocas (rendimentos e perdas) de carbono entre os reservatórios de carbono, ou entre um ciclo específico (por exemplo, a atmosfera ↔ biosfera) do ciclo de carbono. Uma análise do balanço de carbono de uma...
tracking img