Os campos do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os campos do conhecimento
Matemática, uma área de estudos e pesquisas que vem avançando desde o início do século X. Mais precisamente por volta das últimas três décadas, esses estudos seconsolidaram, constituindo-se num conjunto de atividades bastante diversificadas, cujos princípios básicos firmam o propósito em desenvolver, analisar e divulgar novos métodos de ensino. E, por conseguinte,resultando na inovação do uso de técnicas e recursos didáticos com apoio e fomento às mudanças de práticas docentes e implementação das propostas curriculares.
Segundo Mendes (2006, p. 15), “a EducaçãoMatemática também se empenha na formação de professores”, qualquer que seja o nível, desde as licenciaturas à formação continuada, através dos cursos de aperfeiçoamento e de pós graduação (em latu estritu sensu).
Com o objetivo de tornar o ensino de Matemática mais eficaz possível, visando que a aprendizagem seja significativa, o campo de investigação da Educação Matemática avança na busca deoferecer subsídios nos fundamentos teórico-metodológicos aos professores, viabilizando a superação de dificuldades e barreiras encontradas no cotidiano da prática pedagógica.
Na utilização de jogos, porexemplo, a aprendizagem matemática acontece pelo lúdico. A partir dele, o aluno desempenha papel ativo na construção de seu conhecimento, desenvolvendo o raciocínio lógico, além de interagir com seuscolegas. Lara (2003, p. 2) acredita que através dos jogos é possível desenvolvermos no/a aluno/a, além de habilidades matemáticas, a sua concentração, a sua curiosidade, a consciência de grupo, ocoleguismo, o companheirismo, aumentando sua autoconfiança e sua auto-estima.
Outra abordagem é a Resolução de Problemas que permite motivar os alunos a buscarem respostas a partir dos conceitosanteriormente experienciados por eles. Como afirmam os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998, p. 40), essa opção traz implícita a convicção de que o conhecimento matemático ganha significado...
tracking img