Os caminhos da gestão nas organizações

Páginas: 8 (1793 palavras) Publicado: 27 de abril de 2011
OS CAMINHOS DA GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES

OS CAMINHOS DA GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Segundo desafio de aprendizagem apresentado à Universidade Anhaguera - UNIDERP, Pólo Vitória, sob orientação do professor Wilson Correa da Silva, como método avaliativo para o curso de Administração.

VITÓRIA-ES
2010
1 INTRODUÇÃO

O trabalho tem como objetivo discutir os caminhos percorridos pelaadministração com destaque na visão sistêmica, de fundamental importância para administração organizacional no mundo moderno. Através de pesquisa, apresenta-se evolução histórica do pensamento administrativo durante o século XX, desde as primeiras teorias baseadas na produção e nas relações humanas até a moderna teoria de sistemas, com uma abordagem holística. São listados os principais pensadores degestão do ultimo século.

2 ABORDAGENS COMPORTAMENTAL E SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO

2.1 ABORDAGEM COMPORTAMENTAL

De acordo com Chiavenato (1999 p.304), define que Comportamento Organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e pessoas se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Como a organização é um sistema cooperativo racional, elasomente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõe coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam.

De acordo com Maximiliano (2000, p.243 e 244), o objetivo implícito do enfoque comportamental é fornecer instrumentos para administração das organizações, tendo por base o conhecimento sobre comportamento das pessoas, como indivíduos e membros degrupos.


2.2 ABORDAGEM SISTÊMICA

O biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy elaborou uma teoria interdisciplinar capaz de transcender aos problemas exclusivos de cada ciência e proporcionar princípios gerais (sejam físicos, biológicos, sociológicos, químicos etc.) e modelos gerais para todas as ciências envolvidas, de modo que as descobertas efetuadas em cada ciência pudessem serutilizadas pelas demais.

Essa teoria interdisciplinar denominada Teoria Geral dos Sistemas demonstra o isomorfismo das várias ciências, permitindo maior aproximação entre as suas fronteiras e o preenchimento dos espaços vazios (espaços brancos) entre elas. Essa teoria é essencialmente totalizante. Os sistemas não podem ser plenamente compreendidos apenas pela análise separada e exclusiva de cada uma desuas partes. Ela se baseia na compreensão da dependência recíproca de todas as disciplinas e da necessidade de sua integração. Assim os diversos ramos do conhecimento até então estranhos uns aos outros pela intensa especialização e isolamento conseqüente, passaram a tratar os seus objetos de estudos como sistemas, inclusive a Administração.

Verificamos que o comportamento dos indivíduos notrabalho não pode ser compreendido sem se considerar a organização informal e suas relações com a organização informal da fábrica.

O conjunto de interações e relacionamentos que se estabelecem entre as pessoas denomina-se organização informal, paralelamente à organização formal, que é constituída pela estrutura organizacional composta de órgãos, cargos, relações funcionais, níveis hierárquicosetc.

O comportamento dos grupos sociais está condicionado a dois tipos de organização: a organização formal ou racional e a organização informal ou natural.

Existem processos sociais relacionados com a realização do objetivo da empresa e que culminam na organização formal. A organização formal é conduzida pelas práticas estabelecidas pela lei, por uma política empresarial previamentetraçada.

A organização formal tem um caráter essencialmente lógico.

A organização informal concretiza-se nos usos e costumes, nas tradições, nos ideais e nas normas sociais.

2.3 DISCUSSÃO SOBRE PENSAMENTO SISTÊMICO E SOBRE LIDERANÇA

Cabe aos lideres proporcionar um ambiente para a criação de sistemas e reflexão, e estimular a capacidade de trazer à luz e discutir os vários modelos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a gestao pelo caminho
  • Caminhos da gestão
  • Gestão das organizações
  • gestão das organizações
  • Gestão das organizações
  • Gestão das Organizações
  • Gestão das organizações
  • Gestão das organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!