Os códigos de ética do serviço social 

Páginas: 6 (1253 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2011
Título: Os Códigos de Ética do Serviço Social 

O serviço social surge no Brasil na década de 1930, vinculado a Igreja Católica, tendo como um de seus objetivos recuperar espaço e zelar pelos seus interesses, defendendo a família operária da ameaça do comunismo. Posteriormente o Estado também solicita o trabalho do serviço social no trabalho de implementação de políticas assistenciais, noatendimento da classe operária e no enfrentamento da questão social que era emergente na época como conseqüência da industrialização tardia que ocorria no país.

Dentro deste contexto, o serviço social como profissão instituída no Brasil pela ação Católica, traz em seu primeiro código de ética profissional, aprovado em assembléia geral da Associação Brasileira de Assistentes Sociais (ABAS), em 29 desetembro de 1947, fortes conceitos morais ligados aos dogmas da Igreja Católica.

|Código de Ética Profissional do Serviço Social de 1947 |

Na década de 1940, o Serviço Social, foi descrito como uma profissão vocacional que deveria ser exercida por pessoas boas e honestas, em sua maioria mulheres advindas das classesmais favorecidas e diretamente ligadas a Igreja Católica.
O beneficiário era visto como um sujeito desajustado da ordem social e se objetivava trabalhar individualmente buscando enquadrá-lo às normas sociais estabelecidas para um convívio harmonioso.
Nas décadas de 1930 e 1940 o Serviço Social tinha um caráter praticamente conservador e assistencialista, buscando favorecer o capitalismomonopolista e o desenvolvimento industrial, através de sua atuação imediatista e acrítica. Já a partir da segunda metade da década de 1940 surgem as grandes instituições sociais, guiadas pela necessidade do Estado de controle da classe operária. O individuo que não se adaptava ao modelo fordista de produção eram tidos como anormais, uma pessoa que precisava ser trabalhado individualmente para sereenquadrar aos modelos estabelecidos pela burguesia mantendo a harmonia social.
|Código de Ética Profissional do Serviço Social de 1965 |

Logo após a aprovação do primeiro Código de Ética Profissional do Serviço Social, surge na década de 1950 o método ou processo de desenvolvimento e organização de comunidade, que trabalha nacondução para uma melhoria nas condições imediatas de vida de determinada sociedade, segundo a mesma ordem conservadora e normatizante burguesas. 
Depois do primeiro Código de Ética Profissional em 1947, há uma reformulação no Código em 1965, embora tenha havido algumas mudanças, esse ainda carrega consigo fortes influências religiosas e do modelo econômico hegemônico.
Nesse momento surgem nointerior da categoria, três tendências de modernização no Serviço Social cada qual com seus projetos de reavaliação para a profissão.
A primeira chamada matriz conservadora tradicional considera válida a mesma atuação vigente. A segunda proposta propunha uma modernização conservadora, e, a última norteia-se em direção a ruptura como o conservadorismo, sem muita clareza teórica.
Este movimento vaise constituir na chamada reconceituação, movimento critico do serviço social trazendo inúmeros questionamentos sobre a prática da categoria e também sobre a sociedade, fazendo duras criticas ao trabalho profissional tradicional conservador.
Neste Código foram definidos como deveres fundamentais do Assistente Social: respeitar a dignidade da pessoa humana, as posições filosóficas, políticas ereligiosas daqueles a quem se destina sua atividade, tendo-se em vista o principio de auto-determinação; zelar pela família, compreendido como grupo natural para o desenvolvimento da pessoa humana e base essencial da sociedade, colaborar com os poderes públicos na preservação do bem comum e dos direitos individuais, dentro dos princípios democráticos; estimular a participação individual, grupal e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os códigos de ética do serviço social
  • Código de ética
  • Codigo de etica do servico social
  • Código de Ética- Serviço Social
  • codigo de etica serviço social
  • Codigo de etica serviço social
  • CÓDIGO DE ÉTICA DO SERVIÇO SOCIAL
  • Código de Ética Serviço Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!