Os blocos economicos e suas diversidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL E APLICADA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO







Os Blocos Econômicos e suas individualidades
NAFTA



Trabalho apresentado à disciplina de Finanças Internacionais, sob orientação do Professor Claudio Miessa Rigo, pelo aluno I.G.B.





Curitiba, 2010SUMÁRIO

ORIGEM DO BLOCO. COMO FOI FORMADO, QUANDO E POR QUE. SEUS PRINCIPAIS OBJETIVOS. 3
- RELAÇÃO ENTRE A NAFTA E OUTROS TRATADOS: 17
ELIMINAÇÃO DE TARIFA E ACESSO DE MERCADO 18
CRITÉRIOS DE ORIGEM DOS BENS 19
TABALHO E AMBIENTE, ACORDOS LATERAIS PARA A NAFTA 22
INTERVENÇÃO SETORIAL DO ACORDO 26
EFEITOS ATUAIS DA NAFTA 29
DISPARIDADES ENTRE OS PAÍSES 30
GLOBALIZAÇÃO E OLIGOPOLIZAÇÃO 31
ONAFTA E A AMÉRICA LATINA 32
NAFTA E A RODADA URUGUAI 33
BALANÇO DA NAFTA ANOS DEPOIS 33
BIBLIOGRAFIA 38




ORIGEM DO BLOCO. COMO FOI FORMADO, QUANDO E POR QUE. SEUS PRINCIPAIS OBJETIVOS.



O Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (inglês: North American Free Trade Agreement, ou NAFTA; espanhol: Tratado de Libre Comercio de América del Norte [TLCAN]; francês: Accord delibre-échange nord-américain [ALENA]) é um tratado envolvendo Canadá, México e Estados Unidos da América e tendo o Chile como associado, numa atmosfera de livre comércio, com custo reduzido para a troca de mercadorias entre os três países. O NAFTA entrou em vigor em 1º janeiro de 1994.
Em 1988, os EUA e o Canadá assinaram um Acordo de Liberalização Econômica, formalizando o relacionamento comercial entreaqueles dois países. Em 13 de agosto de 1992, o bloco recebeu a adesão dos mexicanos.
O atual NAFTA entrou em vigor em 1994, com um prazo de 15 anos para a total eliminação das barreiras alfandegárias entre os três países, este comércio regional na América do Norte, beneficiou a economia mexicana e ajudou-a a enfrentar a concorrência representada pelo Japão e pela União Européia, outros defendem queapenas transformaram o Canadá e o México em "colônias" dos EUA, piorou a pobreza no México e aumentou o desemprego nos EUA.
Restrições também deviam ser removidas de várias categorias, incluindo veículos automotores e peças automotivas, computadores, tecidos e agricultura. O tratado também protegeu os direitos de propriedade intelectual (patentes, copyrights, e marcas registradas) e esboçou aremoção de restrições de investimento entre os três países. Medidas relativas à proteção do trabalhador e do meio ambiente foram adicionadas mais tarde em conseqüência de acordos suplementares assinados em 1993.
Este acordo foi uma expansão do antigo "Tratado de livre comércio Canadá-EUA", de 1989. Diferentemente da União Européia, a NAFTA não cria um conjunto de corpos governamentaissupranacionais, nem cria um corpo de leis que seja superior à lei nacional. A NAFTA é um tratado sob as leis internacionais. Sob as leis dos Estados Unidos ela é classificada melhor como um acordo congressional-executivo do que um tratado, refletindo um sentido peculiar do termo "tratado" na lei constitucional dos Estados Unidos que não é seguida pela lei internacional ou pelas leis de outros estados.
Asfinalidades deste bloco econômico, explicitados no Artigo 102 do acordo que formaliza o mesmo, são:
• Eliminar as barreiras alfandegárias, e facilitar o movimento de produtos e serviços entre os territórios dos países participantes;
• Promover condições para uma competição justa dentro da área de livre comércio;
• Aumentar substancialmente oportunidades de investimento dos países participantes;
•Oferecer proteção efetiva e adequada e garantir os direitos de propriedade intelectual no território de cada um dos participantes;
• Criar procedimentos efetivos para a implementação e aplicação deste tratado, para sua administração conjunta e para a resolução de disputas;
• Estabelecer uma estrutura para futura cooperação trilateral, regional e multilateral para expandir e realçar os...
tracking img