Os beneficios do método meir schneider de self-healing®

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ODETE ZANCO*

Introdução
O método Meir Schneider de Self-Healing tem como premissa conscientizar o indivíduo de sua responsabilidade sobre a sua própria saúde. Nos atendimentos, procuramos ensinar o paciente a reconhecer seus padrões posturais e a conectá-los com as suas tensões e processos patológicos. Também se busca a quebra de vícios de postura e emocionais, antigos e repetitivos,aumentando, assim, um leque de possibilidades de movimentos, obtendo uma redução de dores, fadigas, estresse e tensões.
No método utiliza-se, de uma forma combinada, massagens, movimentos (do passivo e lento, ao dinâmico), exercícios de respiração, visualização, relaxamento e trabalho monitorado na água, quando possível.
Dentro desta dinâmica tem-se observado o benefício obtido por muitos pacientes,inclusive a reversão de alguns quadros patológicos, como artrite, artrose, espondilites, diversos problemas da coluna, osteosporose, doenças neurológicas degenerativas (esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, distrofia muscular, etc) e problemas da visão (diplopia, glaucoma, hipermetropia, miopia, degeneração da mácula, etc).
A espondilite anquilosante (EA) é uma doença reumática,progressiva, que afeta os tecidos conectivos. Caracteriza-se pela inflamação das articulações da coluna vertebral e de grandes articulações como as dos quadris (sacro ilíacas) e ombros. Pode, às vezes, atingir os olhos e as válvulas do coração.
Os sintomas podem variar de simples dores nas costas à fortes dores nas juntas em geral e em outros locais do corpo. Como resultado, pode-se chegar a umagrande incapacidade, pois há um “congelamento” das vértebras, ou seja, elas vão se fundindo uma nas outras, deformando, e com o decorrer do tempo, vão dificultar um simples passo impossibilitando o caminhar.
A EA faz parte de um grupo de doenças conhecidas como espondiloartropatias, junto com a síndrome de Reiter, alguns casos de artrite psoriásica e a doença inflamatória intestinal (Chron, retocoliteulceratica, etc).
Caso clínico
Fabio C.C, 42 anos, foi diagnosticado como portador da EA ao completar 30 anos de idade.
Em suas primeiras entrevistas o paciente relatou que desde os 12 anos sentia o corpo rígido, mas como não havia manifestações de dores, tanto ele quanto os pais consideraram esse fato normal. Na fase adulta, por volta dos seus 28 anos, as dores foram surgindo e, com umapostura bastante comprometida pela tensão e rigidez (com anquilose na região dos quadris e cervical ), procurou um médico ortopedista e, ao submeter-se a exames radiológicos e de sangue , foi
¹ Artigo publicado originalmente no Caderno Técnico e Científico da Revista Nacional de Reabilitação N.19 JAN/FEV. 2003
Diagnosticado portador de EA. A partir desta data sua condição foi piorando muito, tantonível de dores, quanto de limitação articular, expandindo o processo de anquilose para outras regiões do corpo, como virilhas e coluna vertebral. O paciente então, foi medicado com antiinflamatórios. Fez uso diário de40 a50 mg por dia, durante 9 anos consecutivos. A medicação retirava as dores, permitindo levar uma vida normal, porém, continuava piorando as suas condições articulares. Começou a terdificuldade para dirigir e barbear-se (em função do avanço da anquilose na região cervical). Nessa fase, somado ao uso dos antiinflamatórios, também passou a tomar medicamentos para a gastrite, tranqüilizantes e antidepressivos.
Fabio C. C. chegou ao meu consultório queixando-se de ansiedade, tensão generalizada nas costas, muitas dores articulares nos quadris, ombros e pescoço e dores deestômago.
Tinha uma limitação muito grande, a postura de esquiador e a região abdominal bastante inchada e quase intocável devido ao grau de dor e tensão.
A nível emocional, muita irritabilidade, desânimo, medos e muita raiva pela sua condição física.
O tratamento
Devido a tensão e ansiedade, colocando o paciente deitado numa posição bem confortável, o orientei a executar exercícios respiratórios,...
tracking img