Os benefícios da caminhada para idosos e sedentários

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os benefícios da caminhada para idosos e sedentários.

A falta de atividade física regular tem sido apontada como um comportamento nocivo à saúde e como determinante negativo da qualidadede vida dos indivíduos, sobretudo, de idosos. O sedentarismo pode acelerar o processo de envelhecimento, pois, acentua o declínio do VO2 max, a perda de massa muscular, a diminuição da força eflexibilidade, o aumento da massa de gordura e das doenças crônicas degenerativas. Existe hoje comprovação científica de que as pessoas ativas estão menos propensas a desenvolver certas doenças (GOLDBERG;ELIOT, 2001; MANIDI; MICHAEL, 2001; GEIS, 2003), possuem uma maior longevidade e maior expectativa de vida (SHEPHARD, 2003, SPIRDUSO, 2005).
Dentre a enorme gama de opções para o indivíduo semanter fisicamente ativo, a caminhada é apontada como um dos seus principais recursos. Para os indivíduos idosos ela é altamente recomendada, pois, não requer equipamentos sofisticados, o risco delesões é baixo, já que a atividade é de intensidade baixa e não acarreta ônus e compromisso com profissionais especializados. Lima (2002) complementa dizendo que a caminhada é apontada como um dosexercícios aeróbicos mais adequados, especialmente para idosos e indivíduos portadores de doenças cardíacas e metabólicas como diabetes, obesidade e excesso de triglicérides no sangue. Melhora a circulação e aatividade do coração, além da diminuir os riscos de problemas cardíacos.- Reduz gorduras localizadas e é excelente para quem é sedentário que quer começar um programa de exercícios

Oandar é uma característica motora do ser humano, e uma das principais formas de interação com o mundo. A perda da capacidade de caminhar prejudica as interações sociais e a realização das atividadescotidianas, portanto preservar a capacidade de caminhar do indivíduo idoso, é manter a sua independência física e sua autonomia.

Para Guedes (2003), pelo fato de muitos idosos não...
tracking img