Os befinicios da politica nas organizações

536 palavras 3 páginas
Os benefícios da política Segundo o autor, a politica provoca situações desnecessárias como a competição excessiva dentro de uma organização pelo uso do poder, porém ela exerce um papel funcional. Em quase todas as organizações existem três sistemas descritos como legítimos : autoridade formal, cultura estabelecida e expertise certificada. Esses sistemas geralmente são usados para fins legítimos e em alguns casos para fins ilegítimos. E um quarto sistema, a politica, os meios não são formalmente legítimos e pode ser usada para fins legítimos. 1. A política como sistema de influência prevalecendo membros mais fortes em posição de liderança. Oferece canais alternativos de informação e promoção. 2. A politica pode assegurar que todos os lados de uma questão sejam plenamente debatidos. Prevalece o sistema de autoridade, propondo um só ponto de vista. 3. A politica pode ser exigida para estimular as mudanças necessárias que estão bloqueadas pelos sistemas de influência mais legítimos. 4. A politica pode facilitar o caminho para execução de mudanças. Por exemplo, os altos executivos usam a mesma para obter aceitação de suas decisões.

Uso da politica para conseguir aceitação das estratégias
Macmillan e Guth expõem alguns pontos relevantes sobre conseguir aceitação das estratégias dentro de uma organização: a) Reconheça as realidades politicas e administre-as. b) Reconheça o caráter essencial do empenho da gerência intermediária. c) Aprenda a usar instrumentos políticos clássicos (objetividade, satisfação, generalização, concentração nas questões de maior importância, previsão do comportamento das coalizões). d) Administre o comportamento das coalizões. e) Tome providências diretas contra a coalizão.

Teoria dos altos escalões: administração estratégica no topo Os funcionários que ocupam cargos altos dentro de uma empresa, além de poder os mesmos exercem suas funções e implementam estratégias de modo muito pessoal. No

Relacionados