Os bam bam bans da igreja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS BAM BAM BANS DA IGREJA

Quem de nós, ao ligar o televisor ou o rádio, não sintonizou um programa religioso? Estes podem ser católicos, protestantes, pentecostais, neopentecostais, espíritas, umbandistas, entre tantos outros existentes. De fato, as inúmeras expressões de fé atuantes no Brasil transparecem não se contentar mais com suas reuniões, missas e cultos semanais, enfim, encontrosrestritos aos seus membros. A pós-modernidade, juntamente com o avanço da tecnologia, aponta a mídia como o caminho de sucesso para qualquer mercado, empreendimento e programação.
Como um comerciante preocupa-se em vender a sua mercadoria, podemos pensar que, da mesma forma, as religiões estão interessadas em divulgar a sua filosofia de vida, a sua maneira de compreender Deus e teorizar um sentido devida a ser seguido.
Alguns especialistas em comunicação social afirmam que as religiões iniciaram sua participação na televisão e no rádio com o propósito específico de passar ao povo brasileiro a sua espiritualidade. Entretanto, com o passar do tempo encantados com o mundo da comunicação e seus benefícios, concentraram suas preocupações na audiência e no número de adeptos cativados através dasondas sonoras de emissoras radiofônicas e audiovisuais. Missão, proselitismo, lógica mercado lógica? Diante de nós está uma grande discussão!

Muitas emissoras de televisão abrem espaço em horários nobres aos tele-evangelistas, devido ao fato de seus telespectadores serem extremamente fiéis, resultando em um considerável índice de audiência, que proporciona bons lucros através dos comerciaisdivulgados, por exemplo: a TV Bandeirantes tirou Gilberto Barros que apresenta o “Boa Noite Brasil” do horário nobre, colocando o programa da Igreja Internacional da Graça de Deus denominado “Show da Fé”. Na época, muitos críticos da comunicação social questionaram a mudança na grade da Band, em função do programa Boa Noite Brasil ser diversificado, atrativo e de qualidade comprovada. No entanto,economicamente o Missionário R.R Soares emplacou maiores resultados e lucros para a emissora paulista, sendo convidado a assumir definitivamente o horário por alguns anos (contrato).

Na passagem dos anos 1980 para os anos 1990, surgiu, no Brasil, um novo tipo de pentecostalismo, que os especialistas inventaram um nome: “neopentecostalismo”. Tratava-se de uma forma de evangelismo que não mais secontentava em comprar tempo na mídia. Os pastores – agora chamados “bispos”, “missionários” ou “apóstolos” – começaram, graças à instituição do “caixa único” para onde os templos situados em todo o Brasil e até fora dele encaminhavam as ofertas, a centralizar recursos financeiros que tornaram possível a compra ou a montagem de redes de rádio e de televisão próprias. Na passagem de 1989 para o ano de1990, Edir Macedo comprou, por 45 milhões de dólares, a Rede Record de Televisão sem que Silvio Santos e a família Machado de Carvalho suspeitassem quem ele era e que a Igreja Universal do Reino de Deus estava por detrás do negócio. Desde então, o cenário ou o mundo da comunicação televisiva no Brasil passou a sofrer uma concorrência dos pentecostais. A esse movimento religioso se filiam hoje emnúmeros estimados 25 milhões de brasileiros. Pode um veículo de comunicação social ignorar as práticas religiosas de 1/5 da população do Brasil

O teor das pautas religiosas, em relação aos evangélicos, sofreu, no decorrer dos anos 1990, uma significativa mudança. Isto porque, desde então, entraram em cena a diversidade, o pluralismo e a competitividade. A lei da oferta e da procura se tornouhegemônica, transformando o campo religioso em mercado religioso, trazendo consigo a propaganda, as estratégias de marketing, a disputa pela audiência, o controle da produção de mitos e a manipulação do imaginário coletivo. A essa altura, a religião deixou de fornecer pauta para as mídias e passou a selecionar ela mesma a pauta que lhe interessava na disputa com grupos laicos e...
tracking img