OS AVANÇOS TRAZIDOS PELA EXECUÇÃO DO PTE NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO – DE EXTREMA – RO

2827 palavras 12 páginas
OS AVANÇOS TRAZIDOS PELA EXECUÇÃO DO PTE NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO – DE EXTREMA – RO

Autor do trabalho: José Pereira dos Santos

Extrema – PVH/RO
2014
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

José Pereira dos Santos

Trabalho final de conclusão do Curso Programas de Transporte do Escolar – PTE

Multiplicadora: Edilene Teixeira

Extrema – PVH/RO

2014
RESUMO
Os Programas do FNDE tem sido de grande importância para as classes menos favorecidas da sociedade, pois garantiram em diversos aspectos a permanência e a melhoria da qualidade de ensino no Brasil. Sem estes programas muitas crianças deixavam de aprender em função da fome, não frequentavam a escola por não possuir livro didático e neste sentido alunos de todas as localidades urbana ou rural pertencente à parcela mais pobre da sociedade não quando eram matriculados na escola pública estavam fadadas ao fracasso da reprovação quando não evadiam antes de concluírem o ano letivo.
Porém é importante ressaltar que apesar foi somente a partir da implantação do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) que os alunos do campo puderam vencer a dificuldade do acesso à escola, para muitos quase impossível, pois morando no Sul do Brasil ou na Amazônia, deslocando-se de ônibus ou de barco chega-se à escola com maior facilidade.
As verbas da União repassadas pelo FNDE através PNATE, constitui em importante assistência financeira às prefeituras e aos governos estaduais. Nesta ação fica garantida a oferta de transporte escolar aos alunos matriculados na educação básica pública, residentes exclusivamente em área rural. Sua finalidade é assegurar o acesso dos alunos do campo a todas as etapas da educação básica, evitando a evasão escolar e contribuindo para a permanência destes estudantes na escola com direito de qualidade e rendimento iguais aos oferecidos nos núcleos urbanos.

Relacionados