A partir da década de 1960, portanto, há quase 50 anos, pudemos acompanhar um avanço tecnológico muito superior àqueles observados nos séculos anteriores. Os avanços na área de comunicação etransporte facilitaram o intercâmbio de informações e o deslocamento de pessoas entre países; essas facilidades reduziram, de certa forma, o tamanho do planeta.

Na área da medicina, os avançospossibilitaram os transplantes, e a engenharia genética está possibilitando - e dando esperança para - a cura de muitas doenças. Na agricultura, os avanços tecnológicos permitiram não só o aumento daprodutividade mas também o avanço das áreas plantadas em locais antes sem potencial agrícola.

O desenvolvimento tecnológico está intimamente ligado ao conhecimento científico nas mais diferentes áreas,fato que tem possibilitado o aumento da longevidade humana, comprovado pelo aumento significativo da população, consequentemente um maior número de pessoas habitando o planeta.

Diga-se de passagem,com muito mais saúde, recursos alimentares e tecnológicos. A ciência da computação viabiliza uma atuação conjunta com a medicina, possibilitando que médicos cirurgiões, muitas vezes sem contato algumcom o paciente, operem e salvem vidas a distância.

A indústria também evoluiu, desenvolveu veículos, deu maior autonomia de voo aos aviões, melhorou o conforto dos usuários, desenvolveu indústriase incentivou a preservação de alimentos, aumentando o prazo de validade, facilitando o transporte e tornando-os disponíveis à população. Enfim, a humanidade evoluiu acreditando em novos conceitos etendo a coragem de assumir riscos.

Por outro lado, houve uma utilização indiscriminada dos recursos naturais, notadamente solo e flora, trazendo consequências negativas à água, à fauna e,principalmente, ao ar, afetando sobremaneira as condições climáticas do planeta. Nesse bojo, cresceram os movimentos ambientalistas que muito sensibilizaram a população sobre a necessidade da preservação... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2014, 02). Os avanços tecnológicos e suas consequências. TrabalhosFeitos.com. Retirado 02, 2014, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Avan%C3%A7os-Tecnol%C3%B3gicos-e-Suas-Consequ%C3%AAncias/47337996.html

MLA

"Os avanços tecnológicos e suas consequências" TrabalhosFeitos.com. 02 2014. 2014. 02 2014 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Avan%C3%A7os-Tecnol%C3%B3gicos-e-Suas-Consequ%C3%AAncias/47337996.html>.

MLA 7

"Os avanços tecnológicos e suas consequências." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 02 2014. Web. 02 2014. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Avan%C3%A7os-Tecnol%C3%B3gicos-e-Suas-Consequ%C3%AAncias/47337996.html>.

CHICAGO

"Os avanços tecnológicos e suas consequências." TrabalhosFeitos.com. 02, 2014. Acessado 02, 2014. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Avan%C3%A7os-Tecnol%C3%B3gicos-e-Suas-Consequ%C3%AAncias/47337996.html.