Os atributos de deus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Para que possamos estudar ou analisar os atributos de Deus, faz-se necessário ponderar sobre alguns aspectos que envolvem este assunto, e, diga-se de passagem, de suma importância para nossa vida e fé cristã, pois, é impossível um estudo para o qual não estejamos de fato interessados, tendo em vista, alcançar algo proposto.
Observa-se que este trabalho ( resumo ) e tudo mais quese possa escrever sobre a Divindade, não atingiria a totalidade dos atributos de Deus, porquanto o universo não o pode conter.
Conforme se verifica no livro de teologia sistemática de Wayne Grudem, aplicam-se “vários métodos de classificação dos atributos de Deus”, porém, por se tratar de um resumo, seguiremos o raciocínio indicado no livro, fazendo aqui, uma breve apresentação destes atributos, eposterior detalhamento dos mesmos.

1- Os atributos incomunicáveis de Deus.

Diz-se de atributo incomunicável, aqueles quais Deus não partilha conosco, ou não nos comunica. Pode-se, citar alguns como: a Eternidade de Deus, a Imutabilidade de Deus, e, a Onipresença de Deus.

2- Os atributos comunicáveis de Deus

Diz-se atributos comunicáveis de Deus, aquele dos quais Deus partilhaconosco, através de nossos reflexos sentimentais ou sensoriais. Pode-se citar aqui, o amor de Deus, o conhecimento de Deus, e, a justiça de Deus.
Dentre os atributos incomunicáveis e os comunicáveis de Deus, há um fio de espada que os separam, pois tendo em vista que todos emanam do mesmo Deus, da mesma fonte, em determinadas circunstâncias eles se fundem um ao outro, e se sobrepõe um ao outro, e o quedetermina a percepção da diferença, passa a ser tão somente, a maneira e o meio pelo qual Deus se manifesta ( ou manifestou ) ou agiu para com o homem. Deste modo, pode-se dizer que não há atributo que seja plenamente comunicável ou atributo que não seja plenamente incomunicável, pois, Deus partilha fagulhas de seus atributos para com o homem, ao menos para percebê-lo, porquanto este foi feito asua imagem e semelhança. Gn. 6.26. Portanto, afirmar definitivamente sobre qualquer atributo de Deus, e, especialmente os Incomunicáveis, corre-se o risco de os compreende-los equivocadamente, pois, estes, são menos familiares à nossa existência.

1.1 A Independência de Deus. Este atributo, segundo Grudem, é definido assim: “Deus não precisa de nós nem do restante da criação para nada; porem,tanto nós quanto o restante da criação podemos glorificá-lo e dar-lhe alegria”
Os textos da Palavra de Deus, dos quais fazem menção a este atributo, de fato nos proporcionam tal compreensão acerca dEle. O apóstolo Paulo, por exemplo, no texto de At. 17.24-25, ao anunciar o evangelho aos atenienses no areópago, diz: “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor de céu e da terra,não habita em templos feitos por mãos de homens; nem tampouco é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa...” e assim como este, a escritura está recheada de textos que proporcionam esta mesma linha de interpretação da independência de Deus.
Muito embora, isto seja uma realidade no mundo de Deus, por vezes é mal interpretada pelo ser humano, dada a necessidade derelacionamento de qualquer ser, humano ou divino, carnal ou espiritual. Sendo Deus independente, poder-se ia pensar que Ele se sentiria ou sempre esteja só. No entanto, as escrituras nos mostram um profundo, e, até mesmo intrínseco relacionamento, entre o que hoje chamamos de Trindade Divina. Por exemplo, em João 17. 5, Jesus, na sua oração intercessora pela recém formada igreja, diz: “E, agora, pois,glorifica-me tu, ó pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.” Portanto, pode-se afirmar, que no mundo de Deus, não existiu, não existe e nem jamais existirá solidão, vazio ou falta de comunicação.
O que está implícito nos textos, é que de fato, Deus tem existência autônoma, por si mesmo. E, isto nos mostra seu propósito na criação, que esta comunhão...
tracking img