Os aspectos interdisciplinares das históricas ações de estado no atendimento á população

Páginas: 10 (2332 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2011
SUMÁRIO

1 RESENHA CRÍTICA.....................................................................................4
1.1 A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL ..................................................4
2 PRODUÇÃO TEXTUAL................................................................................6
2.1INTRODUÇÃO...........................................................................................6
3 DESENVOLVIMENTO....................................................................................8
4 A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL: O SURGIMENTO COMO PROFISSÃO......................................................................................................8
5 O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CAMPO DA SAÚDE ..........9
6CONCLUSÃO.................................................................................................11
8 REFERÊNCIAS...............................................................................................12

RESENHA CRÍTICA:

A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

RAICHELIS, Raquel. Legitimidade popular e poder público. São Paulo. Cortez. 1988.
Devido ao texto podemos observar que toda trajetória do serviçosocial foi muito sacrificada. O serviço social teve que passar por muitos processos até se tornar uma verdadeira profissão.
Ao que nos diz no texto foi a partir da década de 30 que tudo foi se iniciando. Muitos fatores deram inicio a essa trajetória, como por exemplo, à ajuda da igreja católica, que contribuiu para fornecer bastantes recursos, a ação da igreja nesse período foi marcada peloconservadorismo. E que essa trajetória não foi nada fácil, isso só aconteceu depois que deu inicio ao capitalismo. Com tudo foram existindo escolas, constituições, e outras coisas que contribuíram para existência de um serviço social.
O que se pode pensar dessa trajetória é que se levaram muitos anos para concretizar uma profissão competente e de muito sacrifício. O serviço social que era apenas uma ajudapassou a existir como profissão e enfrentando vários desafios. Passaram a existir mecanismos assistenciais e educativos, como fruto de novas estratégias de humanização das relações capitalistas, daí foram criadas várias instituições, com o objetivo de propiciar benefícios indiretos. Uma trajetória com várias mudanças durante as décadas, e com vários desenvolvimentos, onde se obteve grandesconquistas durante esses anos, e tendo que combater as desigualdades, enfrentando muitos obstáculos no meio do caminho, onde se teve várias buscas por melhorias, preconceito e novas bases da profissão.
Um período onde acontece o populismo. Onde se desenvolve vários processos de maior espaço político. Uma profissão que hoje é muito respeitada e requisitada, mas só se deu a essa conquista perante muitaluta, passando por várias questões sociais no Brasil.
Ao que podemos dizer é que valeu a pena lutarmos por essa profissão, que hoje é qualificada, e trás esperanças há muitas crianças e adolescentes, apoiando instituições carentes e ajudando aos abrigos.
É uma trajetória marcada por características do positivismo e funcionalismo, aonde o positivismo vem combatendo muitas críticas. O assistentesocial também se preocupa com a garantia de direitos dos usuários, com a contribuição das ações profissionais para o reconhecimento e proteção desses direitos, tendo como pressuposto o compromisso profissional com a defesa da cidadania. A trajetória do Serviço Social tem possibilitado aos assistentes sociais um contato direto e cotidiano com a questão social e seus diversos mecanismos de respostas,seja nas áreas da saúde pública, da criança e do adolescente seja entre os movimentos organizados dos trabalhadores, da educação, da pessoa portadora de deficiência, da habitação etc. Todas essas questões, no contexto mais recente, demarcado pela vigência da Constituição “Cidadã” de 1988, mobilizaram o reconhecimento de direitos sociais e garantias básicas para a sobrevivência, numa dimensão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aspectos interdisciplinares das históricas ações de estado no atendimento à população
  • Os aspectos interdisciplinares das históricas ações de estado no atendimento a população
  • Os aspectos interdisciplinares das historicas ações de estado no atendimento à população
  • Os aspectos interdisciplinares das historicas ações de estado no atendimentos a população
  • Os aspectos interdisciplinares das históricas ações do estado no atendimento à população
  • Os aspectos interdisciplinares das históricas ações de estado no atendimento á população.
  • Os aspectos interdisciplinares das históricas ações de estado no atendimento á população á população
  • Os aspectos interdiciplinares das históricas ações do estado no atendimento à população

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!