Os arautos da reforma e a consolidação do consenso: anos de 1990

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os arautos da reforma e a consolidação do consenso: anos de 1990
Em capítulos anteriores podemos ver que devido à crise que foi diagnosticada como crise fiscal, uma das principais estratégiasapresentadas foi à reforma do Estado, onde implicaria em uma redefinição do papel do Estado.
Nesse contexto os anos de 1990 foram marcados por grandes mudanças na área política, social, educativa eideológica, passando por governos mal sucedidos e impedidos, governos de esperanças e portadores de inovações, pontuados por fatos marcantes, sendo, na área da educação, o mais significativo de todos: oanúncio, através dos arautos, da Reforma da Educação.
A Conferência Mundial de Educação para Todos
Aconteceu em 1990 em Jomtien (Tailândia), financiada pela UNESCO, UNICEF, PNUD E BM. Onde todos ospaíses que participaram se comprometem a assegurar, através de políticas educacionais sérias, uma educação básica de qualidade à crianças, jovens e adultos, principalmente nos países do E-9( que tem osmais altos índices de analfabetismo do mundo).
Cidadania, competitividade e equidade: Lemas da CEPAL nos anos de 1990
1992: CEPAL junto com UNESCO publicaram outro documento (Educación yConocimiento:Eje de la tranformatión productiva con Equidad),para que pudesse favorecer as vinculações sistêmicas entre educação,conhecimento e desenvolvimento nos países da América Latina e Caribe.
A UNESCOdelineia a educação para o século XXI
O ensino superior é visto como o motor do desenvolvimento econômico e assim devem ser instituídas novas modalidades de ensino superior, onde os professores devem sertreinados para reforçar o conjunto de idéias e ao mesmo tempo exercerem outra atividade, além de ser professor. Cabe à educação responsabilizar-se pelo desenvolvimento humano sustentável. Essecuidado com os valores e preocupações fundamentais já existe no seio da comunidade internacional e das nações unidas.
V Reunião do Comitê Regional Intergovernamental do Projeto Principal de Educação...
tracking img