Os agrupamentos sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Todos os elementos da sociedade fazem a sua vida integrada a agrupamentos sociais, ou seja, fazem parte de uma família, de um grupo de amigos, de um grupo que está no cinema, teatro ou qualquer que seja um ambiente ele sempre vai está vinculado a um grupo de pessoa. As diferenças entre os itens já citados são bem claras. Quer isto dizer que os agrupamentos sociaistêm diferentes finalidades, diferente organização e diferente composição. Uma tendência natural do ser humano é a de procurar identificação em alguém ou em alguma coisa, quando uma pessoa de identifica com a outra e passa a estabelecer um vínculo social com ela, forma-se um grupo social. Para que exista um grupo social é necessário que haja uma interação entre seus participantes. Uma importantecaracterística é o fato de que os grupos são superiores e exteriores ao indivíduo, assim se uma pessoa sair de um grupo, provavelmente ele não ira acabar.

2. Grupo social.
Para a sociologia, grupo social é toda reunião mais ou menos estável de duas ou mais pessoas associadas pela interação. Devido à interação social, os grupos têm de manter alguma forma de organização, no sentido de realizarações conjuntas de interesse comum a todos os seus membros.
Os grupos sociais apresentam normas, hábitos e costumes próprios, divisão de funções e posições sociais definidas.
2.1. Principais grupos sociais: ao longo da vida, as pessoas participam geralmente de vários grupos sociais. Eis alguns deles: grupo familiar – representado pela família; grupo vicinal – formado pelos vizinhos; grupo educativo –desenvolvido na escola; grupo religioso – representado pelas instituições religiosas; grupo de lazer – formado por clubes, associações esportivas, grupo de teatro etc; grupo profissional – constituído por profissionais que trabalham em empresas, escritórios, lojas etc; grupo político – formado pelos militantes de um partido político, por integrante de organismos do Estado etc.
2.2. Principaiscaracterísticas dos grupos sociais:
a) Pluralidade de indivíduos: grupo dá a idéia de grupo coletivo;
b) Interação social: é preciso que os indivíduos interajam uns com os outros;
c) Organização: todo grupo precisa de certa ordem interna;
d) Objetividade e exterioridade: os grupos são superiores e exteriores ao indivíduo e podem existir mesmo que ela saia do grupo;
e) Conteúdo intencional ouobjetivo comum: os membros unem-se em torno de certos princípios e valores para atingir objetivos que são comuns;
f) Consciência grupal ou sentimento de “nós”: maneiras de pensar, sentir e agir próprias do grupo. Também a presença de sentimento forte de pertença;
g) Continuidade: interações passageiras não formam e nem consolidam uma união grupal.
2.3. Tipos de grupos sociais. Os grupos sociaispodem ser classificados em: a) grupos primários: aqueles em que predominam os contatos primários, pessoais, diretos: ex: família, vizinhos, amigos.
b) grupos secundários: aqueles mais complexos nos quais predominam os contatos mais formais sem intimidade e espontaneidade. Ex: igrejas, partidos políticos.
c) grupos intermediários: aqueles nos quais se alternam e se complementam as formasde contatos primários e secundários: ex: a escola.
3. Agregados sociais
É a reunião de pessoas com faço sentimento grupo e frouxamente aglomeradas. Mesmo assim, conseguem manter entre si um mínimo de comunicação e de relações sociais. São características de um agregado social: falta de organização; ausência de hierarquia de posições e funções; anonimatos (as pessoas não se conhecem); Ocontato é limitado e de pequena duração.
3.1. Tipos de agregados sociais: os principais tipos de agregados sociais são: a) Multidão: a multidão tem como característica a falta de organização, pois apesar de contar, eventualmente, com um líder, a multidão não conta com um conjunto próprio de normas; seus membros não ocupam posições definidas no agregado; anonimato (nome, profissão e posição...
tracking img