Os acidentes vasculares cerebrais podem ser prevenidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Acidentes Vasculares Cerebrais podem ser prevenidos


Recentemente o assunto sobre os Acidentes Vasculares Encefálicos ou Cerebrais voltou à tona com o episódio que ocorreu com o técnicoRicardo Gomes do Vasco “ao vivo e a cores”, transmitido pelas emissoras de televisão.

Comumente chamado de “derrame” o acidente vascular geralmente acontece por dois motivos principais. O primeiro é porconta do rompimento de algum vaso sanguíneo no cérebro e por isto se chama Acidente Vascular Encefálico “Hemorrágico” e a segunda causa seria pela interrupção da passagem do sangue para uma região docérebro. Este é denominado Acidente Vascular Encefálico “Isquêmico”.

As duas situações levam a destruição de células do sistema nervoso central e nos casos mais graves podem causar a morte. Ascélulas do sistema nervoso, chamadas de neurônios, não são capazes de se reproduzirem em um indivíduo adulto. Esta reprodução ocorre geralmente no período de desenvolvimento embrionário, mas alguns estudosrecentes apontam para uma possível formação de novas células no indivíduo adulto em determinadas áreas relacionadas com a memória e aprendizagem. Muitas pesquisas vêm sendo realizadas nessa área,principalmente com células tronco.

Enquanto não se descobre como formar novos neurônios, fica impossível recuperar uma lesão em grandes áreas do cérebro ou mesmo na medula espinhal. Por isto, umapessoa que sofreu lesão medular total ao nível do tronco, dificilmente poderá voltar a andar. Pelo menos por enquanto. Da mesma forma, quem sofre um acidente vascular encefálico, acaba ficando com algumassequelas motoras, algumas vezes permanentes.

Quando o acidente vascular ocorre no lado direito do cérebro, causa paralisia ou perda parcial de movimentos do lado oposto. Isto acontece porque háuma inversão dos lados do encéfalo em relação ao corpo. Por exemplo, se alguém escreve com a mão direita, é o lado esquerdo do cérebro que é dominante para a escrita e vice-versa.

Os sintomas do...
tracking img