Os 5 sentidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Cinco Sentidos
Os sentidos: audição, olfato, paladar, tato e visão. 
Nós, seres humanos, temos cinco sentidos fundamentais, são eles: audição, olfato, paladar, tato e visão. São eles que propiciam o nosso relacionamento com o ambiente. Com esses sentidos, o nosso corpo percebe o que está ao nosso redor, e isso nos ajuda a sobreviver e integrar com o ambiente em que vivemos. 
Existemreceptores especializados, que são capazes de adquirir diversos estímulos. Os três receptores são: Exteroceptores, Proprioceptores, Interoceptores. 
    Exteroceptores, Proprioceptores e Interoceptores.
Muitos tipos de célula sensorial são especializados em captar estímulos provenientes do meio ambiente. Essas células, genericamente chamadas de exteroceptores, estão presentes nos órgãos responsáveispelo paladar, olfato, audição, visão e tato. Certos tipos de exteroceptores, conhecidos como quimioceptores, são tidos como os responsáveis pelo paladar e pelo olfato, são estimulados quando as moléculas de substâncias específicas encaixam em proteínas receptoras existentes na superfície de sua membrana celular. Esse mecanismo é conhecido como sistema chave-fechadura, pois a molécula da substânciaque estimula a célula precisa encaixar-se perfeitamente nos receptores da membrana, como uma chave em uma fechadura.
     Certas células sensoriais são especializadas na captação de estímulos internos ao corpo, constituindo os chamados proprioceptores e interoceptores. Os proprioceptores localizam-se nos músculos, tendões, articulações e órgãos internos, e sua função é informar o sistema nervosocentral sobre a posição dos braços, das pernas e da cabeça em relação ao resto do corpo. Os interoceptores percebem condições internas do corpo como a composição do sangue, o pH, a pressão osmótica, a temperatura, etc., o que nos permite sentir sede, fome, frio, náuseas e dor, por exemplo.

Com isso: 
• Pelo tato – pegamos algo, sentimos os objetos, sentimos o calor ou frio. 
• Pela audição –captamos e ouvimos sons. 
• Pela visão – vemos as pessoas, observamos contornos, as formas, cores e muitos outros. 
• Pelo olfato – identificamos os cheiros ou os odores. 
• Pelo paladar – sentimos os sabores.

Tato
O sentido do tato não se encontra em uma região específica, pois todas as regiões do organismo possuem mecanorreceptores responsáveis pela percepção do toque, termoceptoresresponsáveis pela percepção do frio e do calor e terminações nervosas livres responsáveis pela percepção da dor, mudando apenas de intensidade. 

Os mecanorreceptores são divididos em Corpúsculos de Pacini, responsáveis pela percepção da pressão; Corpúsculos de Meissner e Discos de Merkel, responsáveis pelas movimentações leves; Corpúsculos de Ruffini, responsáveis pela percepção de calor e distensõesna pele; e os Receptores de Krause, responsáveis pela sensação , . 

Os termoceptores reagem de acordo com a temperatura externa, ou seja, os receptores para o frio são estimulados quando a temperatura externa é fria e os receptores para o calor são estimulados quando a temperatura externa é quente. As terminações nervosas livres reagem a estímulos mecânicos, térmicos e químicos. 

Há tambémcorpúsculos em regiões mais profundas que são responsáveis pela percepção de pressões fortes e vibrações. São eles os lábios, papilas mamárias, clitóris e o pênis.
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Audição
A audição é um dos cinco sentidos básicos cuja função é captar os sons existentes no meio em que vivemos e enviá-los ao córtex cerebral. Os sons ou barulhos são originados pelasondas sonoras liberadas no ar sofrendo compressão e descompressão. Devido às diferenças na freqüência de cada onda sonora ouvimos diferentes sons. 

A orelha é um órgão sensível que capta as ondas sonoras para que nosso organismo inicie o processo de percepção e interpretação do som. Ao entrar pelo canal auditivo as ondas sonoras fazem com que ocorram vibrações nos tímpanos (membrana timpânica)...
tracking img