Os 4p's

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os 4 P’s do Marketing

Campo Grande, Junho de 2010

Os 4 P’s do Marketing

Campo Grande, Junho de 2010

Sumário
Introdução 1
1. Os 4 P’s do Marketing 2
2. Produto 4
3. Preço 5
4. Promoção 5
5. Preço 6
6. Teoria dos 4 P's: Este conceito ainda vale? 7
7.1. UTILIDADE como PRODUTO 8
7.2. O VALOR como PREÇO 8
7.3. COMUNICAÇÃO comoPROMOÇÃO 9
7.4. DISPONIBILIDADE como PONTO-DE-VENDA 9
7. Os 4 P’s morreram? 10
Conclusão 12
Bibliografia 13


Introdução

No marketing, nada é rígido, o mercado é dinâmico, sempre se adequando aos novos tempos. Os avanços recentes nas tecnologias de comunicação e novas demandas quanto à responsabilidade social/ambiental das organizações, dentre outros fatores, vem redefinindo o papelde Marketing. Uma variedade de desafios e oportunidades se impõe aos gestores no futuro próximo.
O marketing deve traduzir a estratégia global em uma estratégia de marketing, que significa analisar a organização a partir de quatro elementos do chamado composto de marketing (ou mix de marketing, ou 4 P’s de marketing), produto, praça, preço, e promoção e suas variações ou complementações, emmuitos casos esses 4 P’s podem chegar a 18 P’s. Esta análise não pode ser feita para cada fator separadamente, mas sim a compreensão da relação entre eles.

1. Os 4 P’s do Marketing
O Marketing Mix, pode ser definido como a combinação de elementos variáveis que compõe as atividades de Marketing. O conceito se baseia nos estudos de Neil Borden que usou este termo, pela primeira vez em 1949.Borden afirma em sua obra que o termo lhe veio à cabeça ao ler os estudos de outro autor de sua época (James Culliton), que chamava os executivos de liquidificadores (mixers), já que a sua função era a de materializarem receitas, seja misturando os ingredientes, mudando suas quantidades ou inventando novos elementos. A partir de então a expressão Marketing Mix (mistura de Marketing) ou Composto deMarketing, como é conhecida no Brasil, passou a ser a teoria mais aceita para efetivar atividades de Marketing. Os ingredientes do Marketing Mix de Borden incluem planejamento de produto, preços, marcas, canais de distribuição, venda pessoal, publicidade, promoções, embalagens, exposição, conservação, manipulação física, e o apuramento de fatos e análises. Atualmente, o Marketing Mix é consideradocomo  base fundamental para o Marketing tático / operacional.
Jerome McCarthy, professor da Universidade de Michigan, aprimorou a Teoria de Borden e definiu os 4 grandes grupos de atividades que representariam os ingredientes do composto e os separou em:
a) Product
b) Price
c) Promotion
d) Place Figura 1: Os 4 P’s do Marketing (Norte-Americano)
Atualmente, o composto de Marketingé conhecido internacionalmente como “Os 4 Ps do Marketing”. Por esse motivo, diversos países trataram de traduzir para o  seu idioma, os 4 grupos,  em palavras  que mantivessem a grafia iniciada por “P”. Dessa forma, no Brasil as atividades passaram a ser: Produto, Preço, Promoção e Praça (ou Ponto-de-Venda).
Apesar das inúmeras tentativas de se incluírem mais P’s aos 4 originais, como porexemplo, Profit (lucro), People (pessoas), Public Relations (Relações Públicas), todas elas se mostraram infrutíferas, ficando claro que os 4 originais englobariam as demais. Dessa forma “Promotion” que em português pode induzir ao erro de ser entendido como Promoção de vendas, é o guarda chuva que engloba Propaganda, Relações Públicas, Trade, a própria Promoção de vendas e todas as demais atividadesrelacionadas.
Assim, os grandes nomes do Marketing, incluindo-se nessa relação Philip Kotler, a maior autoridade em Marketing da atualidade, ainda consideram a teoria original e mantém o composto de Marketing com “apenas” 4 P’s. Ele define o composto de Marketing como “o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado alvo”.
Figura 2: Os 4 P’s do...
tracking img