Os 4 tipos de conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS QUATRO TIPOS DE CONHECIMENTOS

OS QUATRO TIPOS DE CONHECIMENTOS
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Estudo, Ciência e Tecnologia do Estado de Rondônia para obtenção de nota para a Disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica.
Prof.ª.: Lucimar de Freitas Novais
Orientadora: Angélica Maria de Toledo

OS QUATRO TIPOS DECONHECIMENTOS
Trabalho apresentado ao Curso Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Estudo, Ciência e Tecnologia do Estado de Rondônia para Obtenção de nota para a Disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica.
Aprovado em:
Profª Lucimar de Freitas Novais
Orientadora
Orientadora Angélica Maria de Toledo
Co – Orientadora
Hedi Carlos Minin
Examinador

RESUMO
Os quatro tiposde conhecimentos são vistos por cada ser humano, cada filósofo ou cada cientista de uma maneira diferente na qual cada um valida o conhecimento que lhe parece mais importante, isso é o que faz diferir um conhecimento do outro. De acordo com GALLIANO, por exemplo, conhecer é incorporar um conceito novo, ou um conceito original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. Para outros filósofos e cientistaso conhecimento não fato para novidade, e assim um se diferencia do outro por obterem opiniões próprias e humanamente pensadas. Os quatro conhecimentos são: científico, filosófico, religioso e popular, na qual o científico consiste em bases não somente teóricas, mas também experimentais. O filosófico é teórico e tia conclusões à partir, lógica humana. O religioso se comprova na divindade, nosagrado e o Popular é baseado no senso comum, nas concepções “imutáveis” de acordo com alguns seres humanos.
Palavras-chave: Conhecimento científico, conhecimento filosófico, conhecimento religioso, conhecimento popular.

ABSTRACT
The four types of knowledge are seen by every human being, every philosopher or scientist each in a different way in which each one validates the knowledge that seemsmost important, is what makes it differ from a knowledge of the other. According to Galliano, for example, is known to incorporate a new concept, or an original concept of a fact or phenomenon whatsoever. For other philosophers and scientists for knowledge is not really new, and so differs from one another by obtaining their own opinions and human thought. The four skills are: scientific,philosophical, religious and popular, which consists of the scientific bases not only theoretical but also experimental. The aunt is theoretical and philosophical conclusions from the, human logic. The religious is proved in the divinity, the sacred and the People is based on common sense, the concepts "unchanging" according to some humans.
Keywords: Scientific knowledge, philosophical knowledge, religiousknowledge, popular knowledge.

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 7
2 OS QUATRO TIPOS DE CONHECIMENTOS 8
2.1 CONHECIMENTO CIENTÍFICO 9
2.2 CONHECIMENTO FILOSÓFICO 9
2.3 CONHECIMENTO RELIGIOSO 10
2.4 CONHECIMENTO POPULAR 10
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
O ser humano em si, pode explorar o conhecimento de diversas maneiras. Ele pode realizar essa exploração através de pesquisas elaboradas,através de opiniões formadas por ele próprio, através de experimentos baseados na ciência, ou até mesmo através de conhecimentos religiosos e/ou filosóficos.
Estas maneiras de adquirir o conhecimento de algo é separado em quatro tipos que são: o conhecimento científico, o conhecimento filosófico, conhecimento popular e religioso.
Uma pessoa pode adquirir os quatro conhecimentos na mesma intensidade,como por exemplo, um cientista, que pode possuir seus fundamentos filosóficos, científicos, ter um senso comum aguçado e ainda possuir alguma religião.
Podemos nos surpreender também ao perceber que cientistas e filósofos têm opiniões e conhecimentos diferentes sobre os vários tipos de conhecimentos, dessa maneira, é sabido que eles não possuem uma descrição ou regra única e imutável, muito...
tracking img