Os 4 ps do marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os 4 Os do Marketing - aplicação

Exercícios apresentados para a disciplina Gestão comercial do curso Processos Gerenciais, da Faculdade UNA de Contagem.
“O que eu ouço, eu esqueço. O que eu vejo, eu lembro. O que eu faço, eu entendo”.
Confúcio

Orientador: Flavio VouguinhaAluna: PATRÍCIA BARROS

Contagem/ MG
1º Semestre / 2011
OS 4 P’s DO MARKETING APLICADO NAS ORGANIZAÇÕES

1 Introdução

O grande desafio dos pequenos e grandes negócios além de se estabelecerem no mercado é também permanecer nele de forma sustentável e visível tornando-o a cada dia mais interessante aos olhosdo cliente, fixando seus produtos e marca no mercado. Para isso existem ferramentas eficazes dentro do marketing que podem ajudar nessa difícil tarefa. Mas o que é o Marketing? Buscando definições, o dicionário Aurélio diz “O conjunto de estratégias e ações que visam a aumentar a aceitação e fortalecer a imagem de pessoa, idéia, empresa, produto, serviço, etc., pelo público em geral, ou pordeterminado segmento desse público.”
Dentro desse conceito já bastante amplo, pode-se encontrar então os 4 P’s que são ferramentas do composto de marketing, ou seja um grupo de elementos que focalizados no negócio, que criam estratégias e soluções para otimizar vendas, potencializar resultados. Esse composto é formado pelos seguintes quatro elementos:

Produto – O que é um produto – “Qualquercoisa que pode ser oferecida para um mercado, para aquisição, atenção, utilização ou consumo.
Segundo conceito de Falconi, “Um produto ou serviço de Qualidade é aquele que atende perfeitamente de forma confiável, acessível, segura e no tempo certo às necessidades do cliente”. Existem 03 componentes essenciais ao produto e dele fazem parte agregando valor e definindo o mesmo perante o consumidore o mercado, e são: a marca, a embalagem e a qualidade. São esses componentes quer irão proporcionar o posicionamento na mente do consumidor definindo sua preferência por este ou aquele produto.
Promoção – Trata-se de um dos meios utilizados para aumentar a exposição dos produtos e serviços, bem como para encontrar novos clientes, parceiros e/ou fornecedores. O anúncio em um programa de TV éum meio de promoção, ou um simples email que um cliente envie a outra pessoa elogiando seu serviço também é um meio de promoção, cada qual com um diferente alcance quanto ao tipo de público alvo (e quantidade de pessoas alcançadas) e portanto com diferentes graus de eficácia. Quando se leva, então, em consideração a relação custo x benefício, percebe-se que, para determinados negócios, certostipos de promoção são melhores que outros;
Preço – É o elemento perceptível da oferta e essencial ao posicionamento de uma marca em relação à concorrência” é um dos elementos mais sensíveis às decisões do marketing e mix, e está diretamente ligado aos custos de produção, manutenção e margem de lucro esperada. Qualquer mudança em algum desses itens poderá impactar os outros elementos , comoqualidade do produto, preço e margem.
Como estabelecer então a relação de preço X utilidade? Essa pergunta está diretamente ligada à uma escala de valores de critério do consumidor, pois é ele quem muitas vezes sinaliza qual o preço de um produto. Diversos são os fatores que podem influenciar na decisão de uma empresa por este ou aquele preço. A fixação dos preços deve se nortear pelos objetivosque a empresa pretende alcançar com essa definição.
Esses objetivos podem ser a maximização do lucro, participação no mercado, busca do segmento de consumidores com alto poder aquisitivo, ou relação de preço e qualidade. Muitas estratégias são utilizadas para alcançar o objetivo esperado, e cada uma delas refere-se à um objetivo:
 Maximização do lucro – Estratégia do preço alto, com...
tracking img