Os 4 principios de hannah arendt e rio+20

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conteúdo abordado: Os quatro princípios de Hannah Arendt e Rio +20

O Rio +20 tem como objetivo assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes.
Odesenvolvimento sustentável enfatiza uma abordagem holística, equitativa e clarividente à tomada de decisões em todos os níveis. Ele destaca não apenas o forte desempenho econômico, mas a equidade intrageracional e intergeracional. O desenvolvimento sustentável compete à integração e uma análise equilibrada dos objetivos sociais, econômicos e ambientais e os objetivos na tomada de decisão tanto públicaquanto privada.
O Rio +20 tem como programa a Pegada do Carbono, que tem como objetivo estabelecer metodologia para a implantação do programa de coleta seletiva e arborização urbana, com o intuito de melhorar a qualidade ambiental; o projeto Agua Limpa que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das comunidades recuperando e promovendo o uso racional dos recursos hídricos e odesenvolvimento sustentável.
O programa quer alcançar:
1. Incorporação da erradicação da pobreza como elemento indispensável para o desenvolvimento sustentável;
2. Decisão dos atores dos pilares econômico, social e ambiental;
3. Fortalecimento do multilateralismo;
4. Reconhecimento do reordenamento internacional em curso e da mudança de patamar dos países, com seus refluxos na estrutura de governançaglobal.

Os seres humanos estão no centro da preocupação com o desenvolvimento sustentável. Eles têm direito a uma vida saudável e produtiva em harmonia com a natureza.

Para Aristóteles "o homem é por natureza um animal político, isto é, um ser vivo que por sua natureza é feito para a vida da cidade (derivado de pólis, cidade política). Como se no homem houvesse algo político que pertencesse ásua essência conceito que não procede; o homem é a- político. A política surge no entre-os-homens; portanto, totalmente fora dos homens. Por conseguinte, não existe nenhuma substância política original. A política surge no intra-espaço e se estabelece como relação.
Toda cidade (pólis), portanto, existe naturalmente, da mesma forma que as primeiras comunidades; aquela é o estágio final destas,pois a natureza de uma coisa é seu estágio final. Estas considerações deixam claro que a cidade é uma criação natural, e que o homem é por natureza um animal social, e um homem que por natureza, e não por mero acidente, não fizesse parte de cidade alguma, seria desprezível ou estaria acima da humanidade.
Nas últimas décadas, a sociedade experimentou e ainda experimenta as profundas modificaçõessociais, econômicas, culturais e mesmo jurídicas que revolucionaram o modo de conceber a vida do homem. Tais modificações provocam infelizmente, a sensação de que o preço de nossa dominação nos fez perder a noção de integralidade e totalidade. Vivemos numa relação constante entre pobres e ricos, ambiente e consumo, meio ambiente e homem, incluídos e excluídos enfim, são intermináveis relações.Monoteísmo é a exclusão da diversidade religiosa, crença em um só deus. Pode ser que a tarefa da politica seja construir um mundo tão transparente para a verdade como a criação de Deus. No sentido do mito judaíco-cristão, isso significaria: ao homem, criado a imagem de Deus foi dada capacidade genética para organizar os homens a imagem da criação divina.
A religião surge da necessidade do homemcrer em algo superior e de responder perguntas que a ciência ainda não respondeu como a origem e o propósito da vida humana. Com isso surgem as instituições, que passam a ter um relevante papel social, como fator de controle e organização coletiva.
Conscientes de seu papel na influência sobre o comportamento da humanidade em relação ao meio ambiente, as diversas religiões se organizam para...
tracking img