Os 3 r"s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Administração

Administração Estratégica
Veja algumas mudanças que já aconteceram, ou estão acontecendo ou tenderão a acontecer no mundo, com enfoque para a realidade pessoal, profissional e empresarial, e que nos levam a pensar no futuro, rever nossas estratégias, reconfigurar nossas ações e a redefinir nossa cabeça entre: maneira antiga e moderna de pensar, sentir e atuar. Éclaro que há outras, mas anote as 50 mais significativas:
1. DESPEDIRAM O EMPREGO - O emprego nunca acabará no mundo, pregavam os profetas do passado. E não acabou mesmo. Mas mudou de foco. Saiu o empregado, entrou o empregável ou o que tem espírito empreendedor interno. Mas algumas empresas reativas ainda insistem em dizer que empregados são subordinados. Na nova empregabilidade os empregados sãoparceiros, cooperadores e associados que devem pensar como times e não mais como grupos.
2. VENCER É SER GRANDE NO TERCEIRO FOCO - Para crescer profissionalmente é preciso ter foco no desempenho. Só isso não basta. Para crescer numa empresa é preciso ter foco no resultado. Mais do que isso: não existe resultado se o foco não for o cliente.
3. BUSCAM-SE ESPECIALISTAS ESPECIAIS ESPECÍFICOS - Sergeneralista múltiplo é melhor que ser especialista dirigido, dizia-se no passado. Hoje, desejam-se profissionais especialistas inteligentes, de mente aberta, assertivos, sociáveis, bem-humorados, comprometidos e com alta inteligência emocional.
4. TODOS ESTAMOS SOB A ESPADA DA TENDÊNCIA - Antigamente se falava: as idéias fortes ganharão das fracas. Os projetos bons ganharão dos ruins. E o que é novodestruirá o que é velho. A partir de agora, tudo será classificado como "está dentro da tendência" ou "será esmagado pela tendência".
5. O NOVO DESAFIO DO RECURSOS HUMANOS - Antigamente: contrate pessoas com talento. Hoje: contrate pessoas que gostem de ver clientes satisfeitos. As pessoas são recursos humanos, diziam os antigos. Hoje, há quem resista ainda a dizer que as pessoas são mais quetalentos humanos: são seres humanos.
6. NÃO ADIANTA MAIS VESTIR A CAMISA DA EMPRESA - Não mais porque o funcionário atual trabalha para o cliente, não mais para a empresa. Substitua "ganhar é vestir a camisa da empresa"por "ganhar é vestir a camisa do cliente". Não vence mais quem presta serviços e, sim, quem presta serviço que presta.
7. NÃO EXISTE MAIS PROFISSIONAL EXCELENTE - Está morrendo abusca pela excelência profissional pura. Não existe excelência profissional e sim excelência pessoal. As pessoas excelentes serão profissionais excelentes.
8. A VALORIZAÇÃO DO PEOPLEWARE - A idolatria dos sistemas e processos não derrubou a idéia de que humanware é a alma do software, do hardware e do knowware. Gostar de gente e lutar pela felicidade dos colegas é toda diferença que faz adiferença. Mas é preciso ter pessoas motivadas corretamente, pois se você pega um incompetente e o motiva você então terá um incompetente motivado.
9. E PARA A PREVIDÊNCIA DO FUTURO NADA - População maior de jovens tende a dar lugar a uma população maior de velhos. Acontece que os jovens de hoje não estão sendo treinados para terem responsabilidade social para com os velhos do futuro. Como ficará aexplosão populacional enrugada do futuro? Quem souber a resposta, me diga, por favor! Por outro lado, há no ar um novo sentimento do velho para com a velhice, um sentimento de charme para com a própria idade. E até de ser símbolo sexual depois dos 50 anos (Cher, Harrison Ford, Richard Gere, Antonio Fagundes, José Mayer etc). Mas, se você trabalha numa corporação que não é artística, pule essa parte.
10.É VERDADE QUE PARA VENCER HOJE É PRECISO PRIMEIRO DEFINIR A MISSÃO DA EMPRESA? Não, primeiro defina a necessidade do cliente.
11. O NOVO PODER - Antigamente, dizia-se que o poder estava no governo. Não está mais. Dizia-se também que o poder estava na empresa. Não está mais. Quando a empresa era forte, o cliente era fraco. Hoje, o poder está no cliente. Quando ele ficou forte, algumas empresas...
tracking img