Os 3 rs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resíduos e Reciclagem
A reciclagem é o termo utilizado para designar o reaproveitamento de materiais e transforma-los novamente em matéria-prima para originar um novo produto.
Muitos materiais que consumidos diariamente podem ser reclinados como o papel, o vidro, o metal e o plástico.
A grande vantagem da reciclagem é a minimização de utilização de fontes de energia natural para a criação denova matéria-prima. A reciclagem permite também minimizar a quantidade de resíduos que necessitam de tratamento final – como incineração e os aterros sanitário – pois ao reciclar aproveita-se grande parte do lixo produzido pelas pessoas.
O papel é um dos materiais que se pode reciclar:
Uma tonelada de papel reciclado poupa cerca:
• 22 Árvores
• 75% de energia elétrica
• 74% de poluição paraatmosfera
Porque para fabricar uma tonelada de papel novo implica:
• Corte de 10 a 20 árvores
• 10 l litros de água
• 0,55 MW/H de energia elétrica
Já fabricar uma tonelada de papel reciclado implica:
• 1,5 toneladas de papel velho
• 2,5 litros de água
• 2,5 MW/H de energia elétrica
A reciclagem é portanto a forma de contribuirmos para a preservação do ambiente, pois ao estar a reduzir aquantidade de lixo que produzimos estamos também a minimizar a produção de águas residuais e gases poluentes que são resultado da decomposição do lixo dos aterros sanitários. A reciclagem diminui ainda, como exemplificado acima, a quantidade gasta em recursos naturais para a produção de matéria-prima.
Além de todos os benefícios ambientais e de saúde pública a reciclagem origina empregos diretos,pois são precisas empresas especializadas na recolha: criando empregos de condutores de camiões, cantoneiro, pessoas de linha de triagem etc. Empresas especializadas na reciclagem dos materiais que necessitam de empregados de armazém, distribuidores, operadores para as máquinas, para o embalamento do material resultante etc.
Resíduos Sólidos Urbanos
Ao lixo produzido pelas pessoas chama-seResíduos Sólidos Urbanos – RSU.
É necessário criar soluções para o tratamento dos RSU e entre elas destaco a incineração e a criação de aterros sanitários.
Incineração - é um processo de destruição de resíduos através da combustão. Este processo utiliza altas temperaturas em equipamentos próprios de forma a queimar todo o tipo de resíduos que podem sofrer este processo. Os resíduos ao chegar áincineradora passam pela fase de secagem para reduzir a quantidade de água e permitir que a combustão seja mais rápida e eficaz. Depois da secagem vão para a zona de combustão onde são queimados a temperaturas entre os 400⁰C e os 500⁰C. Depois sofrem uma nova combustão, a combustão completa desta vez a temperaturas superiores que variam entre os 800⁰C e os 1000⁰C.
O que resulta da incineração são gases,águas residuais, cinzas e escórias, que necessitam de tratamento próprio.
Esta é a grande desvantagem, pois os gases produzidos pela incineração são tóxicos e poluentes, precisando de tratamento posterior para serem retiradas as substâncias perigosas como o chumbo, cádmio, mercúrio, cobalto, óxido de azoto, dioxinas e furanos entre outros.
Hoje em dia os danos ambientais causados pelaincineração estão completamente controlados, por mecanismos próprios de destruir a perigosidade de quaisquer resíduos que resultem do processo, quer as águas, gases e cinzas.
Aterros Sanitários - são instalações preparadas para o depósito de RSU.
Devem ser construídos de forma a não deixar que os resíduos ali colocados possam poluir o ambiente. É necessário portanto, revestir o terreno do aterro commateriais impermeáveis para impedir que os líquidos libertados pela decomposição do lixo - os lixiviados - se infiltrem no subsolo poluindo-o e um sistema de drenagem/extração para impedir que não escorram para terrenos adjacentes podendo chegar a rios, condutas de águas ou outras formas de contaminar o ambiente/saúde publica.
Os aterros sanitários possuíam também uma rede de extração e queima de...
tracking img