Os 12 apostolos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
APÓSTOLOS DE JESUS
Os Apóstolos (Apostle) foram escolhidos pelo próprio Jesus entre todos os seus discípulos para divulgar o Evangelho pelo mundo...
Primeiro, Simão, também chamado Pedro, e André, seu irmão (mostrados na obra abaixo). Tiago Maior (filho de Zebedeu) e João (Evangelista, autor do quarto Evangelho e do Apocalipse), seu irmão, Filipe e Bartolomeu...
Depois Tomé e Mateus (opublicano e Evangelista). Tiago Menor (filho de Alfeu) e Judas Tadeu... Simão Zelota (o Cananeu) e Judas Iscariotes, aquele que o traiu...

I – Pedro ou Simão Pedro (Pietro / Peter) – “Príncipe dos Apóstolos” (29/06)
Simão Bar Jonas foi, por Jesus, mudado de nome por ter sido escolhido como chefe da cristandade aqui na terra:
“E eu te digo: Tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, eas portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus” (Mt. 16: 18-19).
Ardoroso, impulsivo e líder pioneiro que se converteu na pedra angular da nova igreja do cordeiro...
Pedro era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiuo Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor. Em princípio fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em sua morte por crucifixão.
O próprio Senhor o confirmou na fé após sua Ressurreição (da qual o Apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho, o que o tornou líder da primeira comunidade.
Pregou no dia de Pentecostese selou seu apostololado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, morrendo em Roma, no império de Nero, que o crucificou de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como seu Senhor.
Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.
Etimologia: Portuguêsarcaico Pero. Do latim Petrus, masculino de Petra: “pedra, rocha rochedo”; em grego Pétros, masculino de Pétra, tradução do arameu keplá: “rocha, pedra”. Francês Pierre; italiano Pietro, Piero, Pier. Espanhol Pedro; alemão e inglês Peter.
Nota: Áries (iniciador – inspirador); ligado a Terra; alicérce do Catolicismo; dono das chaves; primeiro papa; sem cultura e tanto incrédulo; podendo ser análogotambém ao signo de Touro... Pedro (Áries), João (Leão) e Tiago Maior (Sagitário) foram líderes espirituais da Igreja primitiva: os três tipos cooperativos dos signos de fogo.
[pic]
II – André (Andrea / Andrew) – “Pescador de Homens” (30/11), santo padroeiro da Escócia e da Rússia
Irmão de Simão Pedro, André foi o primeiro a receber de Cristo esse título e a recrutar novos discípulos para o Mestre.André ocupa um lugar eminente no elenco dos apóstolos: os evangelistas Mateus e Lucas colocam-no no segundo lugar, logo depois de seu irmão Pedro.
O Evangelho menciona o apóstolo André outras três vezes, mas após a “Ascensão de Cristo”, a Escritura cala por completo o seu nome. A respeito de seu martírio, poucas são as informações corretas. A morte na cruz (uma cruz de braços iguais) é referidapor uma Paixão apócrifa.
Pescador, no mar da Galiléia, nasceu em Betsaida e residia em Cafarnaum, juntamente com São João Evangelista, no tempo de Jesus. De início, foi discípulo e teve por mestre São João Batista, que lhe indicou Jesus, às margens do Jordão, como o Cordeiro de Deus.
Com São João, começou a segui-lo, por isso André é reconhecido pela Liturgia como o “protocleto”, ou seja, oprimeiro chamado: “Primeiro a escutar o apelo, ao Mestre, Pedro conduzes; possamos ao céu chegar, guiados por tuas luzes!”.
André levou seu irmão, Simão Pedro, para conhecer Jesus (Jo i, 41). Algum tempo depois, enquanto André e Simão Pedro lançavam redes ao mar, Jesus prometeu fazê-los pescadores de homens. Posteriormente, escolheu-os como apóstolos.
Em dois episódios do Evangelho aparece André...
tracking img