ORÇMENTO FAMILIAR

1161 palavras 5 páginas
Orçamento Familiar
Por que fazer um orçamento ? É um erro muito comum a associação que existe entre orçamento e privação. Não se esqueça que quem administra o seu orçamento é você mesmo e, portanto, pode fazê-lo do modo que mais lhe agradar. Em suma, fazer um orçamento força-o a examinar como você realmente gasta o dinheiro.
Uma desculpa muito comum usada pelas pessoas para não fazer um orçamento é: “Tenho de gastar tudo o que ganho para continuar vivendo; portanto, um orçamento não terá utilidade nenhuma para mim.”
O benefício principal de aprender a administrar o seu dinheiro com um orçamento é que ele lhe proporciona uma experiência de como viver dentro das suas reais condições financeiras.
O primeiro passo é você relacionar todos os seus gastos utilizando a nossa planilha para orçamento. Dessa forma, você vai poder identificar os seus gastos reais. Não se esqueça de acrescentar todas as despesas do mês, até mesmo as pequenas. A seguir faça uma comparação com os gastos médios de uma família, fruto de uma pesquisa realizada pela Fipe.
Gastos médios de uma família
A tabela abaixo mostra os resultados da Pesquisa de Orçamento Familiar ( POF ), realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas ( Fipe ). Esta pesquisa demonstra as mudanças na estrutura de consumo de produtos e serviços das famílias.
É importante observar que, embora os estudos sejam referência para a cidade de São Paulo, onde a condição alimentar é uma das melhores do País, é bastante provável que essa tendência seja semelhante em outras regiões.
Essa primeira fase é muito importante, pois permite a você:
• agrupar todas as suas despesas e suas fontes de renda;
• comparar as suas despesas com a média de uma família e avaliar a sua realidade;
• facilitar a preparação de um orçamento, baseado nas suas metas e objetivos.
Itens 1936/37 1990/91 1998/99
Habitação 24,5% 26,7% 32,8%
Alimentação 56,2% 30,8% 22,7%
Transporte 1,96% 13,0% 16,0%
Desp. Pessoal 3,7%

Relacionados