Orçamentária ii - spread bancário
Departamento do Curso de Administração
Gigriola de Oliveira Barbosa
SPREAD BANCÁRIO
Administração Financeira e Orçamentária II
Recife, Novembro – 2012
Introdução
Spread bancário é a diferença entre a taxa de captação que os bancos empregam e a taxa que aplicam no empréstimo. Para os bancos, quanto maior o spread, maior é o lucro nas suas operações. O spread bancário brasileiro é um dos mais altos do mundo, o que gera muitas críticas, uma vez que é um dinheiro que poderia estar fazendo girar a economia e não ser totalmente utilizado pelos bancos.
Em termos numéricos, atualmente o Brasil se encontra em 2º lugar no que tange à taxa média do Spread, apontando 35,4 pontos percentuais, apenas perdendo para o Zimbábue, primeiro colocado no ranking, com 75 pontos percentuais, sendo certo que a Holanda que menor taxa de Spread possui, -0,6 pontos percentuais.
Sumário
1. Introdução ------------------------------------------------------------------ 2 2. Spread bancário----------------------------------------------------- 4 2.1 Spread bancário e sua influência na sociedade contemporânea --- 4.5.6.7 2.2 Spread bancário no Brasil: suas determinantes e consequências ---7.8.9 3. Considerações Finais ---------------------------------------------------- 10 4. Referências Bibliográficas----------------------------------------------- 11
Spread bancário
Spread bancário é a diferença entre o que os bancos pagam na captação de recursos e o que eles cobram ao conceder um empréstimo para uma pessoa física ou jurídica. No valor do spread bancário estão embutidos também impostos como o IOF e o CPMF. Nesse contexto, o termo inglês "spread" significa "margem".
Essa margem financeira cobrada pelo banco e outras instituições financeiras, é um valor que varia de banco para