Orçamento flexifel

649 palavras 3 páginas
Orçamento Flexível

O que é?
Também chamado de Orçamento Variável, baseia-se no conhecimento dos padrões de comportamento dos custos e receitas. É reparado para uma faixa de níveis e não apenas para um nível de atividades, ou seja, em vez de um único número determinado de volume de produção ou vendas, ou volume de atividade setorial, a empresa admite uma faixa de nível de atividades, em que tendencialmente se situarão tais volumes de produção ou vendas; é essencialmente um conjunto de orçamentos que podem ser ajustados a qualquer nível de atividade onde a base para a elaboração do orçamento flexível é a distinção entre custos fixos e variáveis. Os custos variáveis seguirão o volume de atividade, enquanto os custos fixos terão o tratamento tradicional.

Os orçamentos flexíveis podem ser úteis tanto antes quanto depois do período em questão. Podem ser úteis quando os gestores estiverem tentando escolher uma dentre várias faixas de atividade para fins de planejamento. Também podem ser úteis no fim do período, quando os administradores estiverem tentando analisar os resultados efetivos.
Os orçamentos flexíveis são adaptados às alterações dos níveis de atividade, e não a um só nível estático. Podem ser ajustados a um determinado nível de vendas ou de volume de produção, antes ou depois dos fatos. Mostram qual deve ser ou ter sido o custo para qualquer nível de produção, que é, em geral, expresso quer em unidades de produto, quer em horas-padrão permitidas para este nível de produção.
A avaliação de desempenho é facilitada por uma comparação de feedback dos resultados efetivos com as expectativas do orçamento. A idéia de Orçamento Flexível ajuda os administradores a explicar por que o orçamento não foi cumprido. Este orçamento leva mais tempo para ser elaborado, mas permite uma análise mais minuciosa dos desvios e suas causas.

Qual o objetivo?
Seu objetivo é auxiliar os administradores a entender por que os orçamentos não foram cumpridos. É útil quando os

Relacionados