Ortorexia e vigorexia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Escola de Nutrição – ENUT

Psicologia Social e Comunitária - EDU 203

















Ortorexia e Vigorexia


































Ouro Preto

2011










Introdução


Atualmente, observa-se grande interesse pela nutrição aplicada ao esporte, e abusca pelo sucesso leva muitos atletas a experimentarem qualquer regime dietético ou suplemento nutricional na esperança de atingir um melhor nível de bem-estar ou desempenho esportivo (Mahan e Escott-Stump, 2010).
Simultaneamente, a sociedade exerce forte pressão sobre qual deve ser a estrutura corporal de indivíduos de ambos os sexos. Enquanto para mulheres o corpo magro é considerado ideal erepresenta sua aceitação na sociedade, para homens este padrão corresponde a músculos cada vez mais desenvolvidos, muitas vezes alcançados somente com o uso de substâncias como os esteróides e anabolizantes (CAMARGO, et al., 2008).
De acordo com esses comportamentos adotados com o objetivo de se atingir ideais de peso e imagem corporal, que são estabelecidos pela sociedade, ocasiona umasperigosas complicações comportamentais. Dentre essas complicações, situam-se os transtornos do comportamento alimentar (TCA), que são expressas em: Anorexia nervosa (AN), bulimia nervosa (BN) e, dependendo da classificação utilizada, o transtorno alimentar não especificado (TANE), no qual se inclui o transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP) (VALE; KERR; BOSI, 2011).
Porém há outrostranstornos que são mencionados na literatura e que não e muito divulgado, tais como ortorexia e vigorexia, sendo estes o foco deste trabalho.
A imagem corporal está relacionada com a auto-estima, que significa amor próprio, satisfação pessoal e, acima de tudo, estar bem consigo mesmo. Se existe uma insatisfação, esta se refletirá na auto-imagem. A primeira manifestação da perda daautoconfiança é percebida quando o corpo que se tem não está de acordo com o estereótipo idealizado pela sociedade (BUCARETCHI, 2003).
Um dos principais fatores causais de alterações da percepção da imagem corporal são as imposições, pela mídia, sociedade e meio esportivo, de um padrão corporal considerado o ideal, ao qual associam o sucesso e a felicidade (CAMARGO, et al., 2008).Alimentar-se de forma saudável é muito importante para a saúde e pode prevenir uma gama de doenças. Entretanto, para algumas pessoas, a busca por um cardápio completamente saudável pode causar prejuízos.
Ortorexia
Quando a maioria das pessoas pensa em transtornos alimentares, imaginam mulheres esqueléticas que se matam a fome ou que forçam vômitos; estas são imagens típicas dos habituais tipos detranstornos alimentares.
A ortorexia é um transtorno alimentar recentemente diagnosticado, que surge quando a pessoa se torna obsessiva quanto aos padrões daquilo que come. Ao contrário da anorexia ou bulimia, a pessoa permite-se comer, mas fica tão obcecada com o que come que todos os seus pensamentos ficam ocupados com a dieta.
Permitem-se apenas alimentos saudáveis e verificam todoo conteúdo nutricional de cada elemento que ingerem. Calorias, vitaminas e nutrientes tornam-se o ponto focal da comida e qualquer coisa que contenha o mínimo vestígio do que está na lista do “não é permitido” não é consumido.
Embora todo possa beneficiar ao adotar esta atitude de forma mais habitual, estes “mártires” levam a obsessão com o conteúdo dos seus alimentos ao extremo, e não sepermitem, em circunstância alguma, um desvio do seu programa de tipos de alimentos autorizados.
Os ortoréxicos acreditam que apenas as comidas naturais - muitos vegetais, cereais, ausência de carnes ou enlatados - fazem bem ao organismo. Embora já estejam comprovados os benefícios deste tipo de alimento, estes acabam prejudicando a si próprios por levarem a rigidez alimentar ao extremo....
tracking img