Ortopedia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fisioterapia em Ortopedia.

Conceitos e definições:
A Traumato-Ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, enfim, relacionadas ao aparelho locomotor.
O aumento da velocidade de locomoção do ser humano trouxe também o trauma, considerada uma doença, ao contrário do antigo termo utilizado, que era “acidente”. Outroimportante campo de atuação da especialidade é na área do esporte, onde as lesões esportivas com características próprias de cada esporte em particular (um gesto, uma lesão). As lesões decorrentes das atividades esportivas envolvendo o sistema músculo-esquelético de modo geral envolvem os músculos, tendões, cápsula e ligamentos articulares e os ossos nos mais diversos graus de comprometimento,afastando o atleta de suas atividades esportivas por tempo determinado, de acordo com a gravidade da lesão.
Um acidente de trânsito terrestre, aéreo ou mesmo doméstico pode acarretar fraturas ósseas complexas, com perdas sanguíneas importantes. As fraturas podem ser “fechadas”, isto é, houve uma fratura, mas a parte fraturada não se comunicou com a parte externa, sendo por isso considerada umafratura limpa e que pode ser alinhada e mantida imobilizada com gesso. Outro tipo de fatura é a “exposta”, que ocorre quando a fratura tem alguma comunicação com o meio exterior. Um exemplo seria um fêmur fraturado que rasgue a pele e aparece do lado de fora da perna.
Embora a traumatologia pareça ser o estudo de todo tipo de trauma, ela lida apenas com lesões ósseas e tendinosas dos membrossuperiores, inferiores, bacia e coluna. O trauma abdominal é visto pelo cirurgião geral, o trauma craniano pelo neurocirurgião, etc.
A Fisioterapia trauma-ortopédica é o conjunto de medidas multidisciplinares de intervenções diagnósticas e terapêuticas, adotadas em prol de restaurar, adquirir ou recuperar a aptidão funcional do indivídua portador dos mais variados distúrbios clínicos ecinético-funcionais músculo-esqueléticos, visando na medida do possível, o mais rápido retorno as atividades de vida diária, capacidade de atuação profissional, desportiva ou reestabelecimento do indivíduo a interação normal da comunidade a qual pertence.

Principais Patologias:
Fraturas de Fêmur Proximal: Geralmente chamada de farturas do quadril, são muito comuns na população idosa. Fatores que aumentam orisco de fratura são aqueles que exacerbam a osteoporose e aqueles que aumentam a probabilidade de queda. Os dois padrões de lesão são as fraturas do colo do fêmur e intertrocantérica. Osteonecrose da cabeça femural e não união pode complicar fraturas do colo do fêmur; entretanto, pacientes com fratura intertrocantérica têm um prognóstico geral mais reservado porque, em geral, são mais idosos e têmfunção de ambulação pré-operatória mais limitada.

Fraturas de Tornozelo: É uma articulação complexa, composta pela tíbia, a fíbula e o talo sustentado por três importantes complexos ligamentares: medial, lateral e a sindesmose tíbiofibular inferior.
Lesões que envolvem essa articulação podem ser causadas por mecanismos de trauma direto ou com maior frequência, por trauma indireto rotacional,translacional, axial ou combinado.

Fraturas Exposta: Podemos definir como sendo aquela na qual há uma ruptura na pele e nos tecidos moles subjacentes, ou seja, o invólucro permitindo a comunicação óssea direta onde seu hematoma fratura com o meio ambiente.

Fratura da Patela: A fratura pode resultar de trauma direto ou indireto. A causa mais frequente é o trauma direto decorrente de quedasobre o joelho, ou acidentes automobilísticos com impacto do joelho fletido no painel. Por isso, a associação da fratura da patela com a diáfise do fêmur, fratura do planalto tibial ou luxação coxofemoral é frequente.
As fraturas por mecanismo indireto acontecem quando a força de tração do mecanismo múscolotendinosoligamentar ultrapassa a resistência da patela Esses mecanismo, frequente nas...
tracking img