Ortografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6944 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES PARA TRABALHAR ORTOGRAFIA
Atividades
1)    Ditado de palavras inventadas – neologismos
O ditado é um recurso muito válido. O ditado de palavras inventadas funciona muito no reforço das regras aprendidas, pois para escrever uma palavra que o aluno nunca viu, leu ou ouviu ele terá que recordar as regras aprendidas.
Exemplos de palavras inventadas: raguilar, rajão, rujipá,parregou, gerrio, guirompa, guenra, jonra.
2)    Um estrangeiro em sala de aula.
Primeiramente trabalha-se com os alunos um pequeno texto, depois de lido e explorado os alunos são desafiados a escrever como se fossem um estrangeiro, que sabe falar muito bem o português, mas que comete erros na escrita. Quais erros ele cometeria? O interessante é que os alunos que conhecem as regras ortográficas criamos erros atentando-se para o desvio do padrão. Quem desconhece as regras cria erros absurdos.
3)    Pega pega ortográfico.
O professor coloca cordões nos alunos com palavras escritas na forma correta e incorreta. Exemplo: conta – comta, casa – caza, horário – horário.
Na sala escolhe o pegador. O professor escolhe umas das palavras e o pegador precisa encontrar o cordão correto. Assim queconseguir pegar, vai até o professor e explica a regra.
4) Lista de palavras
O trabalho com a memória visual é importante. As listas são um recurso interessante, desde que as palavras nelas organizadas sejam discutidas com os alunos e façam parte de um campo semântico delimitado pelos estudos que estão sendo realizados na série e também pelos textos mais utilizados.

Esse trabalho possibilita,inclusive, que as crianças, a partir da memorização da escrita dessas palavras, possam conhecer a grafia de muitas outras da mesma "família" (bruxa, bruxaria, bruxo)
Exemplo: Lista de palavras e expressões freqüentes em contos de fadas.
1. Era uma vez
2. Há muito tempo
3. Príncipe
4. Princesa
5. Rainha
6. Viveram felizes para sempre
7. Então
8. Havia
9. Bruxa10. Lobo mau
11. Mal assombrada
12. Cavalgou
(5) Coleção de palavras
Colecionar palavras tem a função de auxiliar os alunos a desenvolver uma memória visual para as palavras de uso freqüente, e isso possibilita, ainda, que as crianças a partir da memorização da escrita destas palavras possam saber a grafia de muitas outras da mesma família, por exemplo: pesquisa / pesquisado /pesquisador.
O conjunto de palavras deve ser organizado a partir do campo semântico, por exemplo:
Palavras comuns em contos de fadas;
* Palavras muito utilizadas em lições escolares;
* Palavras da mesma origem;
* Palavras ou expressões usuais "que não podemos mais errar".
_ O critério para incluir as palavras na coleção é a freqüência de uso.
_ A escolha das palavras deve ser feita ediscutida com os alunos.
_ É importante que o professor, depois de escolhidas às palavras com os alunos, discuta também onde eles podem ter dúvida no momento de escrever, por exemplo:
(criança 1) _ Na hora de escrever "Era uma vez" podemos errar e escrever tudo junto.
(criança 2 )_ Ou então escrever "vez" com s.

(6) A atividade abaixo deve ser feita individualmente ou em duplas.
Risque, notexto abaixo, as palavras que você acha que uma criança mais teria dúvida ao
Escrever. Como ela as escreveria?
(TRECHO DE UM CONTO)
Estas foram algumas formas de estas palavras no conto: "A Princesa e a Ervilha".
Grife as formas erradas.
Faça um "X" na que considerou escrita corretamente e explique como conseguiu decidir. (Em cada coluna só existe uma forma correta de escrever a palavra).PRICIPE PRÍNCIPEPRÍNCEPE | PRINCESSAPRINCESAPRINCEZA | ERA UMA VESERA UMA VEISERA UMA VEZ | PERGUNTOLPERGUNTOUPERGUMTOU |

(7) TRABALHANDO COM TEXTOS
Quando os alunos trabalham com a produção de textos, lidam com inúmeros aspectos da língua, relacionados AO QUE E COMO ESCREVER. Assim, devido a dificuldade de levar em conta, a um só tempo, os diferentes aspectos envolvidos no ato de escrever e...
tracking img