Ortodoxia protestante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Os três principais apontamentos destacados pelo autor, que abordam o tema “Ortodoxia Protestante”, são: A Necessidade de Um Conhecimento Profundo da Bíblia; Surgimento das Primeiras Obras deEstudo Sistemático; A Influência da Ortodoxia na pós reforma.

O escritor se propôs a mostrar que o protestantismo ganhou território e com isso, grandeza, no entanto, problemas começaram a surgirdevido à falta de conhecimento das escrituras, daqueles que manuseavam a Bíblia e a expunham. Visto isso, Lutero se preocupou em organizar um estudo sistemático de aprendizagem ativa contendo uma linguagemde fácil entendimento, voltado à instrução dos primeiros passos dados pelos novos na fé. Sua preocupação era que a pessoa ao ter acesso ao conteúdo, pudesse buscar subsídios para o crescimentoespiritual com base na Bíblia. O resultado foi o surgimento de um conjunto de 129 perguntas divididas em 52 blocos que deveriam ser ensinadas e estudadas sistematicamente ao longo do ano. Isso demonstrouque a reforma protestante precisava de uma estrutura de ensino e proteção contra os opositores, como os que compunham o grupo da contra-reforma.
O protestantismo, até então, sinalizava mostrando anecessidade de uma apresentação sistemática da teologia da Reforma. Esse período foi marcado pelo surgimento da obra de Felipe Melancton que tinha como finalidade preencher essa lacuna, no entanto, devidoà falta de conteúdo, a desorganização e a falta de uniformidade, o objetivo não foi alcançado. João Calvino produziu um conjunto de obras conhecidas como, “As institutas da religião cristã”, queapresentavam um estudo sistemático de assuntos relacionados à vida cristã. Essa obra tronou-se a maior obra de influência da Reforma protestante por sua exposição rica e sistemática sobre o conhecimentode Deus, como o criador e redentor, a participação na graça de Jesus Cristo e os meios e instrumentos externos que Deus usa para nos levar a Jesus Cristo.
Com o propósito de defender o pensamento...
tracking img