Orixas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EWA

Página 1 de 2

EWA Também conhecida como Ìyá Wa. Assim como Iemanjá e Oxum, também é uma divindade feminina das águas e, às vezes, associada à fecundidade. É reverenciada como a dona do mundo e dona dos horizontes. Em algumas lendas aparece como a esposa de Oxumaré e pertencendo a ela a faixa branca do arco-íris, em outras como esposa de Obaluaiê ou Omulu. Seu dia é o sábado, sua cor overmelho escuro (cristal). Sua saudação é HIHÓ (RIRRÓ)!
EWÁ — Orixá dos horizontes e fontes!

Conta-se uma lenda, que Ewá era esposa de Omulu, e era estéril, não podendo conceder um filho ao seu grande amado, sofrendo muito por isso. Em uma bela tarde, a dona dos horizontes, estava-se a deleitar as margens de um rio, juntamente com suas serviçais que lavavam vários alás (panos brancos). Derepente, surge de dentro da floresta a figura de uma pessoa, que corria muito e muito assustado. - Como ousas interromper o deleite da mulher de Omulu, quem é você ? indagou Ewá, sobre a irreverência do rapaz. - Ewa ! não era minha intenção interromper tão sagrado ato, oh! esposa de Obaluaiê! Porém Ikú (a morte), persegue-me a vários dias e preciso escapar dela, pois tenho ainda um grande destino aseguir. Peço sua ajuda Ewá, peço que me escondas para que Ikú não me pegue ?! - Gostei de você e vou ajuda-lo, esconda-se sobre os alás que minhas serviçais estão a lavar, e eu despistarei Ikú de seu caminho. E assim foi feito, o jovem rapaz pôs a se esconder sobre os panos brancos. Alguns minutos se passaram, e eis que aparece Ikú. A morte ! - Como ousas adentrar aos domínios de minha morada, quemés tu ? Pergunta Ewa com ar de indignada. - Sou Ikú, e entro onde as pessoas menos esperam, entro e carrego comigo, dezenas, centenas e até milhares de pessoas ! Porém hoje estou a procurar um jovem rapaz, que esta a me escapar a dias, você o viu passar por aqui ? Perguntou Ikú para Ewá. - Eu o vi sim Ikú, ele foi naquela direção. - Ewa apontava para um direção totalmente oposta ao das suas aldeãs,que estavam a esconder o jovem rapaz. Ikú agradeceu e seguiu pelo caminho indicado. Sendo assim, o rapaz pode se desfazer de seu esconderijo e agradeceu Ewá. - Ewa, agradeço sua ajuda, terei tempo agora, de prosseguir meu caminho. Sou um grande adivinho, e em sinal de minha gratidão, apartir de hoje presenteio-lhe com o dom da adivinhação. Ewa, agradeceu o presente dado pelo rapaz, que já havia sevirado para ir embora, quando retornou e falou a Ewá.

PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://guardioesdaluz.com.br/ewa.htm

http://www.pdf4free.com 11/8/2006

EWA

Página 2 de 2

- Sim eu sei, você não pode ter filhos, pois lhe dou isso também, apartir de hoje poderá ter filhos e alegrar ao seu marido. Então Ewá, agradeceu novamente muito contente e perguntou ao jovem rapaz. - Qual é seunome ? E o rapaz respondeu... - Meu nome é Ifá !

PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://guardioesdaluz.com.br/ewa.htm

http://www.pdf4free.com 11/8/2006

Exú

Página 1 de 2

Exú
Orixá Princípio de Movimento e Interligação !!!

O Mensageiro dos Orixás!!! Exú pode ser o mais benevolente dos Orixás se é tratado com consideração e generosidade.
O ARQUÉTIPO DE EXÚ

Os filhos de Exúpossuem um caráter ambivalente, ora são pessoas inteligentes e compreensivas com os problemas dos outros, ora são bravas, intrigantes e ficam muito contrariadas. As pessoas de Exú não têm paradeiro, gostam de viagens, de andar na rua, de passear, de jogos e bebidas. Quase sempre estão envolvidas em intrigas e confusões. Guardam rancor com facilidade e não aceitam ser vencidas. Por isso para ter-se umamigo ou filho de Exú é preciso que se tenha muito jeito e compreensão ao tratar-se com ele.
A Lenda

Conta a lenda que houve uma demanda entre Exú e Oxalá para que pudesse saberquem era o mais forte e respeitado, e foi aí que Oxalá provou a sua superioridade pois, durante o combate, Oxalá apoderou-se da cabaça de Exú a qual continha o seu poder mágico transformando-o assim em seu servo. Oxalá...
tracking img