Origens desenvolvimentais dos transtornos mentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Em busca das origens desenvolvimentais dos transtornos mentais

Os conceitos e abordagens que nos auxiliam a entender a origem dos transtornos mentais se convergem. São possíveis desfechos Ligados ao desenvolvimento, surgem a partir de inter-relações dimensionais, complexas, fatores biológicos, genéticos e psicológicos. características ambientais, relacionamento interpessoais,nívelsócio-economico.
Desses conceitos merecem destaque a psicopatologia desenvolvimental que assume a continuidade no processo de desenvolvimento dos transtornos mentais, ou seja, experiências previas é levada ao longo do desenvolvimento na vida do individuo.Os seres humanos tem uma tendência inata e intrinsica de se adaptar ao meio para sobreviver, se esse meio for patológico é bem provável que a adaptaçãotambém seja. Idade e momento do desenvolvimento são fatores fundamentais para que todos os outros sejam entendidos.
Buscando fatores ambientais com efeito causal
Existe uma serie de evidencias neurobiológicas que apontem a alteração do eixo hipotálamo, hipófise adrenal decorrente de maus tratos na infância. Outro fator causal estaria relacionado com um estado depressivo leve, que pode acarretar parauma depressão crônica. Em relação a efeito causal é interessante frizar que problemas como desemprego, depressão, violência, morte pode ser um inicio do desenvolvimento de um transtorno mental. Porem é importante salientar que todos esses estressores reagem de forma diferente para cada individuo. E as consequências serão diferente para cada um.
As abordagens epidemiológicas utilizadas parademonstrar determinado evento ambiental são limitadas frente a complexidade dos processos. Questões éticas não permitem a manipulação de indivíduos para que sejam expostos a eventos estressores. Assim eventos naturais são oportunidades impares para esses estudos na busca de entender a origem dos transtornos mentais. Estudos mostram que indivíduos que vivem em situação de pobreza tem maior probabilidadede desenvolvimento dos transtornos mentais, do que pessoas que vivem melhor financeiramente. Isso se daria em questão da melhor alimentação, oportunidades educacionais e habitação.
Entendendo o mecanismo de ação dos agentes causais
Primeiramente é importante saber se um determinado fator atua por via ambiental ou genetica. Se ambiental como ultrapassa a pele para se tornar em um transtorno mentale se genética como se deixa mostrar através das atitudes observáveis. Estudos feitos com crianças geradas por mães fumantes não foi suficiente para comprovar se o tabagismo afeta realmente no comportamento antissocial da criança depois que nasce.
Fatores genéticos predispondo a exposição a estressores ambientais
Alguns comportamentos tem relação com a genética do individuo, moldando seucomportamento de acordo com o ambiente e respectivamente suas experiências ambientais, seus pais tem grande influencia tanto dos genes como do ambiente que o individuo ira se desenvolver.
Fatores genéticos moderando o efeito de estressores ambientais.
O fator genético influencia na forma do individuo se relacionar com os estressores ambientais. Nesse sentido observa-se que o mesmo fator de estressepode adquirir respostas diferentes. Certos indivíduos reagem negativamente enquanto outros positivamente, os que reagem bem poderíamos chamar de resilientes, a pessoa que tem capacidade de se superar das dificuldades por um aspecto positivo. Em relação aos maus tratos infantis estudos mostram que crianças guando mau-tratadas tem maior probabilidade de desenvolver transtornos mentais.
Perspectivasfuturas
Estudos estão sendo realizados, existe uma grande expectativa para o desenvolvimento de novas técnicas e analises genéticas. Centenas de genes poderão ser avaliados ao mesmo tempo e o risco genético de determinado individuo poderá ser predito, sendo assim conhecendo os riscos sera possível explorar questões desenvolvimentais.

A importância e as limitações do uso do DSM-IV na pratica...
tracking img