Origens das cidades romanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Cidade Romana
Localizada na península Itálica no mar Mediterrâneo, a cidade romana se formou no século VII a. c. a partir do agrupamento de aldeias e tribos montanhesas às margens do rio Tibre, na fronteira entre o território etrusco e o colonizado pelos gregos ao sul da Itália. Na sua origem, Roma era um forte construído pelos habitantes do Lácio (latinos e sabinos) para impedir as incursõesdos povos etruscos. Os etruscos, ao ocupar o Lácio, deram à cidade sua estrutura final.
A cidade se desenvolveu com a incorporação das culturas grega e etrusca, até transformar-se na capital de um Império que chegou a unificar politicamente todo o mundo mediterrâneo. O regime de governo era monárquico, considerado de origem divina cujo rei era o chefe supremo, assessorado pelo conselho de anciãosdenominado Senado e composto pelos chefes das famílias e pelos sacerdotes. Em 509 a.C. tem início o período republicano que devido à guerra civil (133 – 27 a.c) veio a se desintegrar dando origem ao império romano.
Os romanos eram muito hábeis e souberam fazer uso das técnicas construtivas existentes utilizando materiais de construção como o tijolo e a argamassa para erguer muros e tetos.Criaram novas técnicas de construção como o arco e a abóbada, aperfeiçoaram as técnicas de engenharia com a construção de pontes, reservatórios de águas e aquedutos, estradas, edifícios com patamares, fachadas e pórticos.
Em relação à formação das cidades, o Império Romano era um agregado de cidades gregas, italianas e provinciais. Cada cidade tinha uma área rural mais ou menos extensa que eraterritório seu, com governo autônomo e vida política local.
Sob o ponto de vista urbanístico, as cidades romanas foram herdeiras das gregas das quais tomaram todos os refinamentos técnicos de esgotos, aquedutos, água corrente, balneários, pavimentos, serviços de incêndio, mercados, etc. havia cidades comerciais e industriais que eram as mais importantes, cidades caravaneiras que faziam o comércio com oOriente e cidades capitais provinciais ou de departamentos agrícolas.
Os romanos eram um povo prático e organizador que procurava as soluções simples e claras, faltava-lhes o refinamento artístico dos helenos, eram mais engenheiros do que arquitetos.
O sistema viário de Roma chegou a possuir uma extensão de 85km composto por ruas tortuosas estreitas ou estreitíssimas. Havia as Itinera, acessíveisapenas aos pedestres, as Áctus, onde passava apenas um carro de cada vez e as Viae, onde dois carros podiam cruzar-se. Existiam apenas duas viae na parte central da cidade e uma vinte na periferia. Segundo a Lei das Doze Tábuas, as viae deviam ter largura máxima de 4,80m chegando, em alguns casos, a 6,50m. Para o resto da cidade as ruas tinhan pelo menos 2,90m. A pavimentação era um calçamentoartificial de pedras batidas cobertas com saibro cada vez mais fino e revestido com um manto de pedras chatas poligonais. Nos locais de relevo mais acidentado, cortam-se as rochas de modo que a estrada possa ser reta e plana. A passagem de cursos de água exige a construção de pontes de pedra ou madeira.
As habitações eram basicamente de dois tipos: Domus e Insula. Os Domus eram geralmentehabitações térreas, destinadas a abrigar uma família e seus empregados, alguns domus são bastantes modestos e outros verdadeiros palácios. As insula eram edifícios coletivos de vários andares divididos em apartamentos de aluguel que chegavam a atingir seis ou sete andares.

Modelo de Domus
Fonte:http://algargosarte.lacoctelera.net/post/2009/12/26/





Modelo de Insula
Fonte:http://algargosarte.lacoctelera.net/post/2009/12/26/

A infraestrutura era composta de redes de coleta de esgoto e de abastecimento de água, esses esgotos destinavam-se a recolher as águas das chuvas, a água em excesso dos aquedutos, as descargas dos edifícios públicos e de alguma das domus nos andares térreos. Edifícios afastados dos esgotos descarregavam seus refugos nos poços negros ou nas...
tracking img